Schaeffler promove evento musical em Sorocaba


Em sua 5ª temporada, o programa Schaeffler Música, realizado pela Schaeffler por meio de suas principais marcas – INA, FAG e LuK, promoveu o encontro de duas grandes intérpretes em atividade no Brasil, a mezzo-soprano Denise de Freitas e a pianista Dana Radu. A iniciativa tem por objetivo levar a música clássica à comunidade local e formar público para esse tipo de arte. A apresentação aconteceu no dia 22 no Teatro Municipal Teotônio Vilela, em Sorocaba.


No programa, um passeio pelo rico repertório de canções que vão de Manuel de Falla a Kurt Weill, passando por Claudio Santoro, Britten, Bizet e outros importantes autores que dedicaram parte de sua produção à escrita vocal.


Uma das mais expressivas artistas líricas do Brasil na atualidade, Denise de Freitas tem conquistado o público e a crítica com sua voz de grande extensão e timbre escuro, além de suas intensas e sensíveis atuações tanto no drama como na comédia. Em 2013, estreou com sucesso em Il Trovatore, durante o Festival de Ópera do Teatro da Paz, cantou em Die Walküre (Fricka), no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e em O Ouro do Reno, no Teatro Municipal de São Paulo. Recentemente apresentou uma série de concertos com a ópera Yerma, de Villa-Lobos, em Berlim, Paris e Lisboa. Denise nasceu em São Paulo, e teve como orientadora a renomada cantora Lenice Prioli. Em Nova York, aperfeiçoou-se com Catherine Green e Patricia McCaffrey, e, na França, com Sylvia Sass.


A romena Dana Radu, atualmente radicada no Brasil, exerce atividade como pianista da Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Dana iniciou seus estudos aos seis anos de idade, e formou-se como solista na Universidade de Música de Bucareste, sob a orientação dos professores Viniciu Moroianu, Octavian Radoi e Viorica Radoi. Em 2011, se apresentou junto ao Quarteto Osep, na Sala São Paulo. Também gravou junto a contrabaixista Ana Valeria Poles o CD “Por toda minha vida” (selo Clássicos), e junto ao violinista Emmanuele Baldini o CD “Sonatas de Camargo Guarnieri” (selo sueco Bis). Em fevereiro de 2012, gravou a Missa Orbis Factor, de Aylton Escobar, junto ao coro da Osesp.


 

CC/ Flickr/ Mitch Huang
CC/ Flickr/ Mitch Huang