Romance conta história de imigrantes alemães


A Benvirá, selo de ficção e não ficção da Editora Saraiva, lança Bazar Paraná, o novo romance do autor Luis S. Krausz. O título fala sobre o destino de pessoas que se tornaram para sempre estrangeiras, sobre a dissolução de valores e paradigmas, sobre os poderes da memória e sobre a impossibilidade, no período após a Segunda Guerra Mundial, de acreditar nos valores de uma civilização maculada pela violência.


A história se passa na década de 1970, na cidade de Rolândia, um selvagem e desabitado local no interior do Paraná, onde vive um grupo de refugiados da Alemanha, que lá chegaram há cerca de quarenta anos. Provindos da sociedade burguesa, profissionais orgulhosos de sua cultura e de sua posição, eles vivem em uma realidade que lhes é absolutamente estranha, em meio à natureza exuberante dos trópicos.


Um casal desses imigrantes, o Dr. Fritz Hinrichsen e D. Leni, recebe a visita de uma família paulistana, composta por uma avó e seus dois netos. Durante três dias, o narrador, um menino habituado à vida urbana, observa de perto o peculiar universo dos imigrantes alemães. O dia a dia dos habitantes de Rolândia, o diferente ritmo da vida no campo, as antigas e curiosas coleções de selos e cartões-postais de seu anfitrião, os rituais judaicos, a nostalgia de outra época.


Em plena ditatura militar, tudo isso enche os olhos de um garoto que quer descobrir o mundo de seus antepassados, um mundo de outros tempos, de outro continente e de outra realidade.


Sobre o autor


Luis S. Krausz nasceu em São Paulo em 1961. Estudou Letras Clássicas e Letras Hebraicas na Universidade Columbia e na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e também na Universidade de Zurique, além de ter um doutorado pela Universidade de São Paulo, onde é professor de Literatura Hebraica e Judaica. É autor de Desterro: memórias em ruínas e de Deserto, romance vencedor do 2º Prêmio Benvirá de Literatura. Também já escreveu vários livros e artigos acadêmicos que focalizam, sobretudo, a literatura judaica em seus múltiplos desdobramentos linguísticos e geográficos.

Shutterstock
Shutterstock