Reunificação alemã completa 25 anos em 2015


Em 2015, a reunificação da Alemanha celebra seus 25 anos. Além dos vários eventos que acontecem em memória à data, o governo alemão lança neste ano uma página na internet com um acervo de fotos e textos da época sobre a revolução, a queda do Muro de Berlim e a reunificação.


Após o término da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em dois Estados: República Democrática Alemã (DDR, na sigla em alemão) ou Alemanha Oriental e a República Federal da Alemanha (RFA) ou Alemanha Ocidental. O muro de Berlim separava o lado oriental, socialista, do lado ocidental, sob o regime democrático.


No decorrer dos anos, a diferença entre os dois Estados ficou cada vez mais evidente, causando descontentamento, principalmente, na população oriental. Na DDR, o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida eram inferiores aos da RFA, além da população sofrer repressão política. Consequentemente, o regime socialista foi enfraquecendo, processo que teve seu auge na noite do dia 10 de novembro de 1989, com a queda do muro de Berlim.


Em comemoração aos 25 anos, o governo alemão lançou a “Freiheit und Einheit” (“Liberdade e Unidade”, em tradução livre), uma plataforma online em memória a esse marco na história do país. Nela, uma crônica narra todos os acontecimentos entre janeiro de 1989 e outubro de 1990, período que compreende desde a queda do muro até a assinatura do tratado de reunificação da Alemanha. Além disso, um acervo contém fotos e textos da época.


O site também reúne um calendário com os principais eventos (exposições, palestras, colóquios, feiras etc.) que serão organizados em decorrência da comemoração dos 25 anos da reunificação alemã. Ainda, na categoria “News” são apresentados mensagens e discursos do governo alemão referentes ao tema.


Acesse a plataforma (em alemão) clicando aqui.

Divulgação Bundesregierung
Divulgação Bundesregierung