Relações entre Brasil e Alemanha é tema de livro


Nesta terça-feira (24), o Instituto Martius-Staden, entidade de utilidade pública sem fins lucrativos mantida pela Fundação Visconde de Porto Seguro, promoveu o lançamento do livro “Relações entre Brasil e Alemanha na época contemporânea” no Goethe-Institut, em São Paulo.


A obra, com 32 artigos em base científica e estilo jornalístico, apresenta um cenário diversificado sobre os dois países, como suas relações políticas, econômicas, científicas, além das artes, cultura, turismo, futebol, culinária, identidade cultural e idiomas.


A publicação está disponível em versão bilíngue e traz a visão de seus autores brasileiros e alemães, como Gerd Wenzel, Jorge de Almeida, José Miguel Wisnik e Roberto Abdenur, que escrevem o texto de forma simples para que a leitura seja destinada a todos os públicos.


O livro “Relações entre Brasil e Alemanha na época contemporânea” dá continuidade ao título “Cinco séculos de relações brasileiras e alemãs”, publicado em 2013, com artigos sobre as relações entre as duas culturas desde o século XVI até 1942.


A sede do Instituto Martius-Staden, localizada na Unidade Panamby do Colégio Visconde de Porto Seguro, contém documentos sobre 200 mil imigrantes alemães e acervo com 40 mil volumes, além de periódicos e jornais na língua alemã, publicados no Brasil.


O Instituto é aberto à visitação e à pesquisa pública, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Divulgação Instituto Martius Staden
Divulgação Instituto Martius Staden