Relação Brasil e Alemanha através do café

Em comemoração à Temporada da Alemanha no Brasil, o Museu do Café, em Santos (SP), prepara duas mesas redondas e apresenta a Cantata do Café (Kaffeekantate, em alemão), de Bach. Os debates, que acontecem nas próximas segunda e terça-feira (2 e 3), abordam questões mercadológicas, o comércio do café e ressaltam a influência da cultura alemã no Brasil.

As mesas redondas da segunda (2) são apresentadas pelo diretor geral do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ), Guilherme Braga; pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Michael Timm; pelo consultor da P&A Marketing Internacional, Carlos Brando; e pelo presidente do Escritório Carvalhaes, Eduardo Carvalhaes, com a temática Mercado de Café – Brasil / Alemanha (relação entre os dois países, atualidades, perspectivas futuras e análise do mercado cafeeiro).

No dia seguinte (3), o debate discute questões relacionadas à imigração alemã (trabalho nas lavouras, o sistema de parcerias e a influência cultural dos alemães no País), e será ministrado por Silvia Cristina Lambert, mestre em História Social; Débora Bandocchi, professora de História do Brasil na Universidade de Colônia, na Alemanha; André Munhoz de Argollo Ferrão, professor da Unicamp; e Mercedes Gassen Kothe, doutora em História.

As inscrições para as mesas redondas devem ser feitas pelo e-mail: inscrição@museudocafe.org.br.

Encerrando as atividades, o Museu do Café apresenta gratuitamente a Cantata do Café, uma ópera cômica do compositor alemão Johann Sebastian Bach, no dia 12 de setembro (não necessita de inscrição). O elenco é composto por três cantores (Berenice Barreira, soprano; André Heryson, barítono e Sérgio Wernec, tenor), um pianista (Marcos Aragoni) e um narrador (Alexandre Camilo).

No mesmo dia também acontece a visitação noturna no Museu, com horário de funcionamento para visitações estendido até às 21 horas.

O Museu do Café fica na rua XV de Novembro, 95, no centro histórico de Santos.

Para mais informações, acesse: www.museudocafe.org.br.

CC / Flickr / f_mafra
CC / Flickr / f_mafra