Projetos cinematográficos ganham financiamento da UE

Por meio do Media Mundus, programa da União Europeia (UE) de cooperação internacional e intercâmbio para a produção audiovisual, 35 projetos cinematográficos deverão receber € 5 milhões em financiamento até o ano de 2013.

O intuito é que estes projetos possam promover a distribuição de filmes europeus em escala mundial e vice-versa, além de reforçar a competitividade da indústria audiovisual da UE.

“Todos gostam de ver bons filmes no cinema e na televisão. Media Mundus, a versão global do nosso bem-sucedido programa Media, incentiva as coproduções internacionais. A ideia é oferecer mais escolhas ao público e a possibilidade de ver filmes realizados em todo o mundo”, declarou Androulla Vassiliou, comissária responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude.

Entre as iniciativas selecionadas para financiamento, está a “Ipeda Mundus”, que pretende facilitar a estreia de filmes europeus nas plataformas de vídeo via internet dos Estados Unidos e Canadá, e a promoção de filmes destes países na Europa.

Ainda, há o projeto “Docstories”, com o objetivo de desenvolver ações criativas na área de documentários e reportagens na região do Mar Negro, que inclui Rússia, Ucrânia e Romênia, entre outras nações.  

A Comissão propôs também a criação do programa Europa Criativa, que deve ter início em 2014 e disponibilizará 900 milhões para atividades do Media e Media Mundus.

SXC
SXC