Projeto musical reúne alemães e afegãos


Com o intuito de estreitar as relações culturais entre Alemanha e Afeganistão, o projeto Safar reúne, até dia 12 de julho, músicos do Instituto Nacional de Música do Afeganistão (ANIM, na sigla em inglês), da Escola de Música Franz Liszt de Weimar e do Conselho Europeu de Música em território alemão.


Os cinco mestres em música e os dois jovens músicos afegãos que fazem parte do projeto estão participando de encontros frequentes com músicos alemães de gêneros variados, como o jazz e o pop. As atividades, que têm patrocínio do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e começaram no início do mês, estão sendo documentadas em áudio e vídeo, e posteriormente serão traduzidas para o Dari, língua afegã, para que sejam apresentadas em uma exposição em Cabul, a capital do Afeganistão. Além disso, o material será televisionado na capital afegã por canais de televisão locais. Assim, o projeto acredita contribuir para a preservação da música tradicional afegã, bem como oferecer a oportunidade para que as novas gerações de diversas partes do mundo possam conhecê-la.


As obras resultantes da colaboração artística entre alemães e afegãos serão apresentadas em uma turnê de quatro concertos, passando por Weimar, Rudolstadt, Bonn e Berlim. O último concerto, em Berlim, será na Haus der Kulturen der Welt, no dia 12.


 O Instituto Nacional de Música do Afeganistão é a única escola de música tradicional afegã em Cabul. Em funcionamento desde 2010, o local contou com a ajuda de instituições e governos de alguns países – sendo a Alemanha o segundo maior contribuinte para sua inauguração – para amparar o trabalho de preservação do patrimônio musical afegão, iniciado por um grupo de artistas locais. Lá, os mestres, como são conhecidos, passam seus conhecimentos artísticos para as gerações mais jovens.

 

Divulgação
Divulgação