Peça alemã guia espectadores pelas ruas de SP

Para celebrar a Temporada da Alemanha no Brasil, o espetáculo Remote São Paulo, do grupo alemão Rimini Protokoll, chega aos palcos do Sesc Belenzinho, em São Paulo, entre os dias 19 de novembro e 06 de dezembro (ao todo, serão 15 apresentações). O evento é realizado pelo Sesc SP e pelo Instituto Goethe.

Adaptado pelo diretor Stefan Kaegi, o Rimini Protokoll traz ao público paulistano uma versão brasileira do projeto teatral Remote X, já realizado em diversas cidades do mundo – Viena, Berlim, Lisboa, Avignon, Basel, entre outras. Na trama, aspectos ficcionais se misturam a uma trilha sonora dos espaços urbanos, como ruas, estacionamentos, igrejas, praças etc.

Fora do tradicional formato de espetáculo teatral, o público é recebido em um ponto de encontro no Sesc Belenzinho e, após receber seus aparelhos de áudio, começa a ser guiado em uma experiência de imersão e levado a visitar locais inusitados da cidade. Uma voz sintética, similar a dos navegadores GPS ou a dos anúncios de aeroporto, direciona os movimentos. O roteiro dos locais visitados é uma surpresa para o público, com a proposta de despertar um novo olhar sobre as locações que envolvem alguns pontos conhecidos da cidade.

O espetáculo se situa entre o real e o virtual. A paisagem urbana assume papel de protagonismo, como palco para o grupo que se desloca e ora é espectador, ora se torna o próprio espetáculo para os demais passantes.

A questão da sociedade de controle está presente nas ações do espetáculo e leva a plateia a refletir sobre a liberdade, a autenticidade e a manipulação consciente e inconsciente. Como as decisões coletivas são tomadas? Estamos todos ouvindo as mesmas instruções?

O Coletivo Rimini Protokoll foi criado por Stefan Kaegi, Helgard Haug e Daniel Wetzel em 2002 e busca, através de suas criações artísticas, proporcionar ao público experiências inusitadas do presente e da realidade.

SXC
SXC