Oktoberfest de Blumenau aumenta venda de ingressos

Neste domingo (20) chegou ao fim a 30ª edição da Oktoberfest Blumenau. Este ano, 451.523 oktoberfesteiros marcaram presença na maior festa alemã brasileira – um público 23% menor do que registrado na edição de 2012 –, mas com um aumento de 18% na venda de ingressos em relação ao ano passado (275.062).

Segundo Ricardo Stodieck, secretário de Turismo de Blumenau e presidente do Parque Vila Germânica, essa elevação no índice de compra aconteceu mesmo havendo dois dias a mais de gratuidade na edição de 2013, além dos já tradicionais 1º e último dia, que têm catraca livre. Grande parte desse aumento na venda de ingressos se deu pela diminuição significativa do número de cortesias distribuídas este ano.

Stodieck ainda lembra que a 30ª Oktoberfest teve um dia a menos que a edição passada e que ela começou numa data em que muitos dos trabalhadores ainda não haviam recebido seu salário. “Levando todos esses fatores em consideração, os resultados dessa edição da festa foram muito bons”, complementa o secretário.

Após 18 dias de comemorações, a festa encerrou com a escolha da realeza da 31ª edição. Sheila Ewald, de 22, anos, natural de Blumenau/SC, foi eleita a rainha da festa, seguida de Tayene Amábile da Silva, de 21 anos, como primeira princesa, e Deise Emanuele Kraemer Troian, de 22 anos, segunda princesa.  No concurso, onze finalistas concorrem ao título e são avaliadas por nove jurados nos quesitos postura, desenvoltura na passarela, beleza, simpatia e capacidade de comunicação.

Depois da escolha da realeza, a cerimônia simbólica de encerramento da 30ª edição da festa aconteceu no Biergarten, ao som da banda “Velhos Camaradas”. Neste momento, a atual e a futura rainha da Oktoberfest deram o último gole de chope no caneco oficial e os monges o levaram para a Praça do Caneco (Bierkrugplatz) e o entregaram a Stodieck que, em seguida, o colocou na casa de vidro. O caneco ficará guardado no local até o início da próxima Oktoberfest, que ocorrerá de 9 a 26 de outubro de 2014. 

marcelo martins/ Oktoberfest de Blumenau
marcelo martins/ Oktoberfest de Blumenau