Oktoberfest 2012 é lançada em Blumenau


A 29ª Oktoberfest de Blumenau foi lançada oficialmente na noite desta quinta-feira (17), com apresentações de música e dança folclóricas na Vila Germânica, local onde se realiza, desde 1984, a maior festa alemã das Américas. Neste ano, a festividade vai acontecer de 10 a 28 de outubro, e espera receber 700 mil visitantes.



No lançamento, foi apresentado o cartaz oficial e foi inaugurada a Bierkrugplatz, (Praça do Caneco de Chope). A praça foi idealizada pelo presidente da Vila Germânica, Norberto Mette, e produzida pelo artista Luis Bernardes. Nela há uma casa de vidro, que remete às construções na técnica enxaimel (paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos), comuns na região do Vale do Itajaí (no nordeste de Santa Catarina). A casa guarda o caneco de chope oficial da edição 2012 e o caneco da primeira edição da festa, de 1984.



Novidades



Norberto Mette lembrou que, desde 2005, a Oktoberfest passou a experimentar um ciclo de crescimento, a partir de alguns ajustes na sua estrutura. Entretanto, o espaço físico que a festa ocupa hoje é muito menor que o de 10 anos atrás, o que faz com que, a partir deste ano, novas ações sejam necessárias, especialmente para proporcionar mais segurança e comodidade aos visitantes.



Segundo o dirigente, a área vai aumentar em mais cinco mil metros quadrados. Para tanto, o Ginásio Sebastião Cruz (o Galegão) voltará a ser ocupado, não como pavilhão, mas como área de lazer para o público infantil. Com isso, não haverá parque de diversões, como havia até então, já que toda a área onde ele era instalado servirá para a ampliação do Biergarten (Jardim da Cerveja).



A organização prevê ainda a ampliação das áreas cobertas, para evitar a superlotação dos pavilhões em dias de chuva e o reposicionamento das bilheterias. “Também implantaremos novos portões de saída, separando os fluxos de entrada e saída, o que nos permitirá aumentar o número de catracas de entrada”, completou Mette.



Outra novidade será a instalação de portões de acesso exclusivos para os usuários da meia-entrada (estudantes). Para evitar as filas em dias mais movimentados, a organização vai intensificar e estimular a compra antecipada de ingressos.



Todas as informações sobre a Oktober, você encontra no site www.oktoberfestblumenau.com.br/

Divulgação Oktoberfest/Eraldo Schnaider
Divulgação Oktoberfest/Eraldo Schnaider