“Nove Novos – Arquitetura Emergente do Brasil”

A mostra “Nove Novos – Arquitetura emergente do Brasil” que começa neste sábado (21) no Museu de Arquitetura da Alemanha (Deutsches Architekturmuseum – DAM), em Frankfurt, fica em exposição até o dia 12 de janeiro de 2014 com o intuito de apresentar a arquitetura brasileira atual.

O evento conta com painéis, maquetes e vídeos sobre o trabalho de nove escritórios brasileiros na sala principal do museu, e acontece paralelamente à Feira do Livro de Frankfurt 2013, que neste ano tem o Brasil como homenageado.

Centralizada nas novas produções arquitetônicas do País, a mostra exibe residências, prédios administrativos, instalações esportivas, edifícios comerciais e museus. Uma zona especial na exposição será dedicada ao Instituto Inhotim (MG), onde, nos últimos anos, inúmeras galerias foram projetadas por arquitetos jovens, cada um dedicado a um grupo específico de obras.

O METRO Arquitetos é um dos escritórios que expõe seus projetos – Museu do Chocolate, em Caçapava (SP), a Nova Galeria Leme, na capital paulista, e a Expografia da 30ª Bienal de Artes de São Paulo, todos ligados à área cultural.

Além do METRO Arquitetos, os escritórios Arquitetos Associados, BCMF Arquitetos e Rizoma Arquitetura, de Belo Horizonte, Nitsche Arquitetos e Corsi Hirano Arquitetos, ambos de São Paulo, Jacobsen Arquitetura e Carla Joaçaba, do Rio de Janeiro, e Estúdio Paralelo, de Porto Alegre, fazem parte da mostra.

A exposição conta com a curadoria de Peter Cachola Schmal, Ricardo Ohtake e Fernando Serapião, realização da Funarte-Brasil, e colaboração do Instituto Tomie Ohtake.

Leonardo Finotti
Leonardo Finotti