Mr. America na Pinacoteca

As obras de um dos mais importantes e influentes nomes da Pop Art, o estadunidense Andy Warhol (1928-1987), estão expostas, até o dia 23 de maio, na Estação Pinacoteca, em São Paulo.


A mostra “Andy Warhol, Mr. America” reúne 170 trabalhos do artista que se apropriou de produtos e imagens de consumo – como embalagens e propagandas – para expressar a sua arte e criticar o consumo de massa. E, ainda, outras obras com peso mais crítico.


Com curadoria de Philip Larratt-Smith, os visitantes poderão conferir 26 pinturas, 58 gravuras, 39 trabalhos fotográficos, duas instalações e 44 filmes. Há desde a histórica série de retratos de celebridades como Marilyn Monroe até cenas terríveis de acidentes automobilísticos e suicidas.


A exposição, que conta com o apoio da alemã Allianz Seguros, foi organizada pelo The Andy Warhol Museum, de Pittsburgh, nos Estados Unidos, e já passou por outros países da América Latina, como Colômbia e Argentina.


Na Alemanha


Existe uma série de museus de arte moderna na Alemanha que abrigam telas do artista em seus acervos. Dentre elas está a mais importante galeria de arte contemporânea de Berlim, a Contemporary Fine Arts, de Heiner Bastian. Já no Museu Brandhorst, inaugurado no ano passado em Munique, o maior quadro do museu – uma série de retratos de Jesus Cristo do ciclo “A última ceia” – é de autoria do ícone da pop art.


Artista


Filho de pais originados da Eslováquia, que migraram para os Estados Unidos durante a Primeira Grande Guerra, formou-se em design pelo Instituto de Tecnologia de Carnegie, em Pittsburgh, hoje Universidade Carnegie Mellon. Pouco depois, mudou-se para Nova York para ser ilustrador de revistas como Vogue, Harper’s Bazaar e The New Yorker, além de fazer anúncios publicitários e displays para vitrines de lojas.


Realizou sua primeira mostra individual em 1952, na Hugo Galley onde exibiu quinze desenhos baseados na obra de Truman Capote. Esta série de trabalhos foi exposta em diversos lugares durante os anos 50, incluindo o Museu de Arte Moderna, em 1956. Nos anos 60 passou a se utilizar da publicidade em suas obras e reinventou a pop art, como a reprodução das latas de sopas Campbell e da garrafa de Coca-Cola, além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Elvis Presley, Che Guevara e símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa.


Na década de 70 envereda para o cinema. Seus filmes undergrounds são conceituais: uma câmera parada filmando por horas desde um corpo humano até um edifício a partir de uma janela. Já no início dos anos 80, o artista plástico cria dezenas de retratos de personalidades judaicas, que incluem Freud, Einstein, Kafka e diversos auto-retratos.


Seus últimos trabalhos são de 1986. Uma série de pinturas baseadas em Da Vinci e, ainda, uma obra, que remetia aos seus primórdios, e se baseava em objetos do cotidiano.


Ganhador de diversos prêmios como diretor de arte pelo Art Director’s Club e pelo The American Institute of Graphic Arts, faleceu aos 59 anos de idade depois de se submeter a uma cirurgia de vesícula.


Serviço


Andy Warhol, Mr. America


Estação Pinacoteca – Largo General Osório, 66, Luz


Aberta de terça a domingo, das 10 às 18 horas


Ingressos: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia). Grátis aos sábados

The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts
The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts