Mercados de Natal da Alemanha


Até o final dezembro, toda a Alemanha se transforma em um mundo mágico de aromas, cores e luzes. Por onde quer que se caminhe, o que se vê é uma cuidadosa iluminação especial em ruas e praças destacando as inúmeras bancas de artesanato, pão caseiro de gengibre, vinho quente e, ao redor, neve.


Durante esse período, são inúmeros os mercados que podem ser visitados. Cada cidade oferece o que tem de melhor e mais tradicional de sua região, agradando a diferentes paladares com antigas receitas de biscoitos típicos da época e vinho quente, além de variadas especialidades gastronômicas que atraem os visitantes pelos aromas que exalam. Para completar, apresentações de corais e bandas com repertório natalino compõem a trilha musical para esse acolhedor cenário.


Em relação a um roteiro de viagem, uma boa dica é começar o tour por Dresden, cidade mundialmente conhecida por acolher um dos maiores e mais antigos Mercados de Natal da Alemanha e de toda a Europa. Uma vez lá, vale degustar os vinhos produzidos pela vinícola do Estado da Saxônia, ex-propriedade em estilo francês do conde August Christoph von Wackerbarth. Os prédios são coroados por uma “fábrica transparente”, na qual os visitantes podem acompanhar os processos de fabricação de vinhos espumantes que seguem o método do champanhe.


Mais ao sul do país, o Mercado de Natal de Nuremberg remonta a 1628 e traz ao presente a lembrança de que a cidade é uma das mais antigas a criar os brinquedos mais finos do mundo. Entre um passeio e outro por ruas e praças envolvidas por uma atmosfera medieval, ninguém sai de lá sem provar o original pão de mel de Nuremberg, passear de carruagem pela parte antiga da cidade e se encantar com um belo concerto de natalino na igreja barroca de St. Egidien.


Na Baviera, vale aproveitar as condições ideais que só ocorrem no inverno para fazer um voo de balão pelo sul da Alemanha até a Itália, cruzando os Alpes pelo ângulo de visão dos pássaros. Outra dica é estender o passeio até Garmisch Partenkirchen e aproveitar as delícias da pista de esqui mais famosa do sul do país.


Já em Baden Baden, a cidade mais elegante da Alemanha, Brenners Park Hotel é o melhor endereço para uma hospedagem de luxo que alia o melhor do estilo de vida urbana ao conforto na natureza. Para a agenda: em 24 de novembro o Anjo do Natal chega à cidade de carruagem e convida a todos a vivenciar o clima de Natal.


Às margens do Rio Reno, o Mercado de Natal de Rudesheim ilumina esta romântica cidade antiga e sua rua mais conhecida, a Drosselgasse. Para dormir, o hotel-castelo Rheinfels oferece visão privilegiada para o Vale do Reno com seus castelos seculares e vinhedos a perder de vista. No quesito gourmet, a sofisticada cozinha regional e sazonal do Silcher Stuben, do chef Frank Aussem, é um constate convite aos prazeres da boa mesa.


E se Natal combina com compras, os bairros centrais das principais metrópoles alemãs são os destinos ideais para isso com suas charmosas ruas exclusivas para pedestres, como a Königsallee (Düsseldorf) e a Kudamm (Berlim). Para fãs das principais marcas de luxo a preços mais acessíveis, ainda há duas lojas da Chic Outlets, uma em Wertheim, próximo a Frankfurt, e a outra em Ingolstadt, próxima a Munique.

Divulgação Baobá Comunicação
Divulgação Baobá Comunicação