Mercados de Natal da Alemanha atraem turistas

Com a chegada do fim do ano, os Mercados de Natal tornam-se uma grande atração de norte a sul da Alemanha. São mais de 2.500 em todas as regiões, e alguns deles são visitados por turistas de toda a Europa, atraídos por comidas e bebidas típicas, variadas opções de compra e atrações.

Em Frankfurt , por exemplo, a atração é o Bethmännchen (um doce feito de marzipã com amêndoas e água de rosas), cujo nome vem da família Bethmann, um tradicional clã de banqueiros.  A receita foi desenvolvida pelo chef parisiense Jean Jacques Gautenier  especialmente para o banqueiro  Simon Moritz von Bethmann, em 1838. O tradicional vinho quente de maçã, especialidade da cidade, acompanha a especiaria. 

Em Berlim, o tobogã de gelo instalado em Potsdamer Platz diverte as crianças, que também se encantam com o Sternenzauber (anjinhos pendurados no centro do complexo), do Sony Center. São mais de 60 mercados espalhados por toda a capital alemã.

Já em Colônia, sua imponente catedral é o cenário ideal para as festas, reunindo cerca de 160 barracas.

Nuremberg abriga um dos mais antigos mercados de Natal da Alemanha. Um dos momentos mais esperados é uma procissão que reúne milhares de crianças, que desfilam pela cidade com lanternas coloridas feitas por eles mesmos. Para os adultos, o Feuerzangenbowle é atração garantida. A palavra alemã não pode ser traduzida, mas é o nome dado a uma típica bebida alemã muita consumida nesta época. Um torrão de açúcar é encharcado com rum e incendiado e a calda cai em um recipiente de vinho quente.  Em Nuremberg, o Feuerzangenbowle, feito em um caldeirão de 3,40 metros de altura, é considerado o maior do mundo e quase nunca fica vazio.

Em Dresden, a estrela do mercado é o stollen, tradicional bolo natalino. A iguaria é levada tão a sério que tem até uma associação que mantém viva a tradição. Uma comissão avalia, todo ano, os bolos produzidos na região para verificar se a receita original vem sendo mantida. Os que passam pela inspeção ganham um selo de qualidade, que identifica o original  Dresden Christstollen, que conta até com registro no Escritório de Patentes da Alemanha e tem status de  PGI (Indicação de Proteção Regional).

Na cidade da música, Leipzig, a grande atração do Mercado de Natal não poderia ser outra senão um majestoso coral, o St. Thomas, que apresenta um repertório com peças de Bach em diversas igrejas e capelas da cidade.

Em Düsseldorf, o ponto de encontro é a Flinger Strasse, onde lojas de marcas conceituadas do mundo da moda funcionam em prédios históricos. Aqui, as típicas barracas de natal foram desenhadas no estilo das antigas casas burguesas da cidade. Uma pirâmide de madeira de vários metros onde é servido vinho quente é o ponto de encontro de moradores e turistas. Próximo dali começa o mercado de Natal Engelchenmarkt (ou Mercado do Anjinho), todo em estilo art noveau.

Em Munique, cujo mercado de Natal ganhou no ano passado (2012) o Certificado de Excelência do TripAdvisor, a grande atração é o desfile de Krampus, as figuras mitológicas que acompanham Papai Noel. Segundo a lenda, enquanto o bom velhinho presenteia as crianças que foram boazinhas durante o ano, os Krampus punem as más. Neste ano, o desfile contará com cerca de 30 grupos de Krampus , com cerca de 600 participantes vindos de toda a Baviera, Áustria e sul do Tirol.

Em Stuttgart, a grande atração é a arvore de Natal de 23 metros de altura, cuidadosamente montada na praça central, e as janelas da prefeitura se transformam em um grande calendário do Advento. A cada dia uma janela é aberta e revela o emblema de um bairro da cidade. Às 18h, um coral se apresenta nas escadas da prefeitura e toca músicas relacionadas ao bairro da cidade revelado naquele dia.

Em Hannover, um mercado de Natal medieval encanta os turistas com artesões, que sopram cristais, fazem peças de cerâmica e velas artesanais.

Em Hamburgo, o clima de Natal se junta ao aspecto marítimo da cidade e atrai milhares de visitantes. São 15 mercados, e cada um deles tem sua própria identidade, com destaque para um mercado erótico de Natal (o único da Alemanha). É o Santa Pauli, que acontece na famosa Reeperbahn e combina temas natalinos com um diversificado programa de música ao vivo e outras atividades.

Saiba mais sobre as comemorações natalinas no site: http://www.germanyatchristmas.com.

DZT – Centro de Turismo Alemão

Divulgação DZT
Divulgação DZT