Menos caminhões, mais segurança

Até 31 de agosto, veículos com mais de 7,5 toneladas, ou seja, de porte médio ou pesado (equivalente a caminhões de lixo, com betoneiras ou maiores), não poderão circular nas estradas alemãs, aos sábados entre 7h e 20h.


A medida temporária foi acrescida à regulamentação já vigente que proíbe o tráfego de veículos pesados por toda a rede rodoviária aos domingos e feriados entre 00h e 22h.


O objetivo da ação proposta pelo Ministério de Transportes alemão é garantir aos viajantes segurança e rapidez nas viagens de férias. Além disso, nos meses de férias escolares (julho e agosto), reformas e desvios nas rodovias também estarão proibidos.


“A temporada de férias é a melhor época para as famílias – não apenas na Alemanha. Milhões de pessoas viajarão de carro nas próximas semanas. Os motoristas devem poder chegar a seus destinos da forma mais segura e tranqüila possível”, afirma Dr. Peter Ramsauer, Ministro de Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano alemão.


Exceções serão concedidas a veículos que transportem alimentos perecíveis como peixes, carnes, frutas, legumes, leite e seus derivados. Os demais casos devem ser avaliados pela autoridade de trânsito de cada estado.


O Ministério disponibiliza no seu portal a lista de trechos em que o tráfego estará proibido.

SXC
SXC