MAM recebe exposição do alemão Wolfgang Tillmans

A partir do dia 27 de março, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) recebe a primeira exposição individual do fotógrafo Wolfgang Tillmans na América do Sul.

Nascido na Alemanha, Tillmans iniciou sua carreira fotográfica em Londres, onde registrou os movimentos jovens e a cena gay local no começo da década de 90. Foi o primeiro fotógrafo e estrangeiro a ganhar o Prêmio Turner, em 2000, premiação concedida pela Tate Gallery de Londres a artistas que tenham menos de 50 anos.

A exibição, que conta com cerca de 300 obras de diversas fases do artista, enfatiza a obsessão do alemão pela organização científica do universo, que resultou em retratos do céu e das estrelas, formando um planetário de imagens fotográficas.

Tillmans escolheu o MAM pessoalmente para a exposição, da qual foi responsável pela montagem. Os visitantes poderão encontrar trabalhos pendurados em fios e ganchos e fotografias coladas diretamente na parede.

A curadoria da mostra é de Felipe Chaimovich, Julia Peyton-Jones, Hans-Ulrich Obrist e Sophie O’Brien.

O fotógrafo também ministrará uma palestra na quarta-feira (28), no Planetário de São Paulo às 19h30. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo e-mail cultura@saopaulo.goethe.org .

Exposição Wolfgang Tillmans

De 27 de março  a 27 de maio de 2012
Horários: terças a domingos, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h)
Endereço: Museu de Arte Moderna de São Paulo: Parque do Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3)
Entrada Franca
 

Divulgação
Divulgação