Luz também é arte

A primeira Bienal de Arte com Luzes do mundo não tem nada de usual. Além do tema central inédito, o espaço onde ela se realiza também é inusitado. A Bienal, nomeada “Open light in private spaces”, se propõe a trazer luz a espaços privados – sob forma de arte. Assim, jardins, sótãos, quartos de criança, cozinhas e até mesmo um celeiro e um armário de vassouras foram totalmente transformados a partir do conceito-chave do evento.


As pessoas que abriram as portas de suas residências para abrigar essa curiosa proposta também foram as mais variadas possíveis. Refugiados de guerra, imigrantes, pequenas e grandes famílias, pais solteiros e casais sem filhos – todos abdicaram da intimidade de seus lares por um período para receber a Bienal.


RUHR.2010


 A cidade de Essen, no Vale do rio Ruhr será, durante 2010, uma das Capitais Europeias da Cultura. Assim, a Bienal, como diversas outras atrações que serão realizadas ao longo do ano, está inserida no projeto “Ruhr 2010”, que promoverá a região como destino cultural. As cidades de Pecs, na Hungria, e Istambul, na Turquia, também repartem o título com Essen esse ano.

 Stefan Müller
Stefan Müller