Kinosaal exibe “Status Yo!”, de Till Hastreiter

Na última quinta-feira de fevereiro a Kinosaal apresenta “Status Yo!”, longa-metragem do alemão Till Hastreiter sobre o cenário hip hop de Berlim e sobre a juventude na capital. A produção será exibida em seu idioma original com legendas em português no dia 25 às 19h, na Sala de Cinema da Embaixada da Alemanha.


Enredo


Composto por histórias individuais que acabam se encontrando no final, Status Yo! retrata a vida de três jovens: Yaneq, Tarek e Sera Finale. Yaneq promete montar, em 24 horas, uma grande festa de hip hop. Já Tarek está à caça de um trem totalmente branco para transformá-lo em uma escultura de grafite, enquanto Sera Finale, ao mesmo tempo em que precisa superar sua demissão do trabalho e a expulsão do apartamento onde mora, vasculha Berlim à procura de sua namorada Yesim; que a família quer despachar para a Turquia.


Tratando de questões como amor, desemprego, brigas, racismo e dificuldades financeiras, a produção conta com a participação de atores amadores, quem também são músicos na vida real, e artistas que pertencem à cultura hip hop da Alemanha, como os rappers Yaneq e Sera Finale.


Diretor


Till Hastreiter tem 34 anos e é formado pela Academia de Cinema de Budapeste. O diretor alemão consegue transformar episódios de ficção de tal forma em realidade, que os acontecimentos representados na tela parecem fugir de qualquer controle e raramente conseguem ser repetidos. Em 45 dias, a equipe rodou em mais de 80 locações na capital alemã.


Para a filmagem do longa, Hastreiter utilizou simultâneamente duas câmeras, acompanhando de perto os atores. O ritmo dinâmico se dá em função das split screens (telas divididas), da montagem abrupta e dos cortes e efeitos rápidos.


Serviço


A Kinosaal (Sala de Cinema da Embaixada da Alemanha) fica na SES – Avenida das Nações, Qd. 807, Lt 25, em Brasília. A entrada é franca, aberta ao público, mas os lugares são limitados.

Status Yo!/Divulgação
Status Yo!/Divulgação