Instituto Martius-Staden relança livros em SP


O Instituto Martius-Staden de Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão, mantido pela Fundação Visconde de Porto Seguro, promove no dia 5 de agosto, às 19h30, o relançamento dos livros “Cinco séculos de relações brasileiras e alemãs” e “Relações entre Brasil e Alemanha na época contemporânea”. O evento acontece no Club Transatlântico, em São Paulo.


Eckhard E. Kupfer, diretor do Instituto Martius-Staden, e o professor de literatura da Universidade de São Paulo e presidente do Conselho Cultural do Instituto, Dr. Willi Bolle, irão falar sobre as obras e os pontos marcantes da relação histórica entre os dois países.


Ao final das palestras, haverá um coquetel em que os interessados poderão conversar com os organizadores e adquirir as obras publicadas pela Editora Brasileira (R$80,00 cada uma).


“Cinco séculos de relações brasileiras e alemãs”


A publicação, dividida em dois volumes, aborda as relações culturais e comerciais entre os países nos últimos 500 anos. O primeiro volume traz 25 artigos de autores brasileiros, como Laurentino Gomes, Alberto Dines e Tucci Carneiro, com histórias de grandes nomes alemães e suas iniciativas no Brasil do século XVI ao XVIII, século XIX, e o período entre o início da República (1889) e a Segunda Guerra Mundial.


Já o segundo volume traz histórias de 1945 até os dias atuais, quando o Brasil se transformou na sexta maior economia do planeta e a relação entre os países modificou-se para um formato com diálogo e parceria.


“Relações entre Brasil e Alemanha na época contemporânea”


A obra, com 32 artigos em base científica e estilo jornalístico, apresenta um cenário diversificado sobre os dois países, como suas relações políticas, econômicas e científicas, além das artes, cultura, turismo, futebol, culinária, identidade cultural e idiomas. A publicação está disponível em versão bilíngue e traz a visão de seus autores brasileiros e alemães, como Gerd Wenzel, Jorge de Almeida, José Miguel Wisnik e Roberto Abdenur, que escrevem o texto de forma simples, afim de que a leitura seja destinada a todos os públicos.


Serviço


Relançamento dos Livros “Cinco séculos de relações brasileiras e alemãs” e “Relações entre Brasil e Alemanha na época contemporânea”


Data: 5 de agosto


Horário: 19h30


Local: Club Transatlântico – Rua José Guerra, 130 – Chácara Santo Antônio, São Paulo/SP 

Divulgação
Divulgação