Frankfurt recebe a maior feira do livro do mundo


De 12 a 16 de outubro acontece a Feira do Livro de Frankfurt (Frankfurter Buchmesse, em alemão), considerada a maior feira mundial do setor editorial.



O evento acontece anualmente em outubro desde 1949, e nesta edição apresenta o tema “Novo Pensamento”, ressaltando a crescente digitalização e a presença de tecnologias inovadoras no ramo livreiro.



São mais de 7 mil expositores de 100 países distintos, que recebem a visita de aproximadamente 300 mil visitantes e 10 mil jornalistas.



Desde 1988, os organizadores da Feira convidam um país para apresentar sua literatura nacional, a fim de impulsionar o diálogo cultural entre as nações participantes. Em 1994, o Brasil expôs suas obras literárias, e foi escolhido para ser homenageado novamente em 2013.  



Na edição atual, o centro das atenções será a Islândia, país que tem apenas 318 mil habitantes, mas é um dos lugares onde mais se lê no mundo. “A maioria dos domicílios islandeses dispõe de sua pequena biblioteca própria. Sem este enorme interesse pela literatura, não seria possível manter um setor editorial autônomo com cerca de 30 editoras num país tão pequeno”, afirma Halldór Guðmundsson, responsável pela exposição da Islândia como país convidado.



Serão apresentadas fotografias e vídeos sobre as bibliotecas privadas inslandesas, além de discussões, palestras e leituras públicas sobre temas diversos. Cerca de 40 autores do país estarão presentes em Frankfurt, entre eles os famosos romancistas policiais Yrsa Sigurðardóttir e Arnaldur Indriðas.



A Feira do Livro de Frankfurt  entregará ainda o Prêmio Alemão do Livro, realizado pela Associação do Comércio Livreiro Alemão, que reconhece o melhor romance em língua alemã do ano, e concede este ano o Prêmio da Paz do Comércio Livreiro ao escritor argelino Boualem Sansal.

Divulgação/ Frankfurter Buchmesse
Divulgação/ Frankfurter Buchmesse