Floresta Negra é um local peculiar

Famosa por seus relógios-cucos, por seu chapéu pompom, por sua culinária e pelas belas paisagens, a Floresta Negra (ou Schwarzwald) é uma das regiões mais turísticas da Alemanha.


Cobrindo uma área triangular no Estado de Baden-Württemberg, no sul da Alemanha, a localidade possui aproximadamente 200 quilômetros de extensão com florestas e montanhas, lagos, castelos, fazendas e cidadezinhas.


Muitos caminhos


Não há um roteiro único a seguir. As possibilidades são diversas, dependendo do interesse do visitante. Existem 14 rotas turísticas, dos mais diferentes assuntos: relógios, cultura, vinhos, termas, montanhas, romanos, natureza, etc.


A rota dos relógios, por exemplo, uma das mais procuradas, tem 320 quilômetros de extensão e se inicia em Villingen-Schwenningen, com um museu sobre o tema, e finda em Schonach, onde se encontram dois dos maiores relógios-cucos do mundo em uma área de conservação.


A geografia também favorece a prática de esqui no inverno e da escalada no verão, especialmente em Feldberg – cuja montanha mais alta da região mede quase 1,5 mil metros.


Para aqueles que apreciam o cicloturismo, é possível desfrutar de mais de 8 mil quilômetros de trilhas sinalizadas especialmente para os mountain bikers. Também é factível praticar esporte aquático nos lagos Titisse e Schluchsee.


Fontes termais e minerais da região também são reconhecidas desde os tempos romanos. Quatorze spas e 39 resorts utilizam-nas para oferecer uma diversidade de tratamentos terapêuticos ou relaxantes. Muitos estão em cidades como Baden-Baden, Badenweiler, Bad Krozingen, Bad Säckingen e Bad Bellingen.


Bússola


Para chegar à região, uma das indicações é pegar o voo até Munique e pegar uma conexão até o Euro Airport, localizado a 50 minutos de ônibus ou shuttles de Freiburg. Também é possível pegar de lá o trem para a estação ferroviária dessa localidade.


Freiburg, principal centro da região de Breisgau, é uma cidade universitária e acumula os títulos de capital do ciclismo – já que uma extensa rede de ciclovias atravessa a cidade – e de mais ensolarada desse país, com uma média anual de 1,8 mil horas de sol.

DZT
DZT