Finalistas do Prêmio de Inovação Intercultural


O Grupo BMW e a Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) – iniciativa da ONU de promover relações de entendimento e cooperação entre nações e pessoas de todas as culturas e religiões – anunciaram no início deste mês os 11 finalistas da edição de 2014 do Prêmio de Inovação Intercultural. Selecionados entre os mais de 600 inscritos de mais de 100 países, os vencedores receberão apoio para o crescimento de suas iniciativas.


Desde 2011, a empresa alemã e a UNAOC se tornaram parceiras com o intuito de criar um novo modelo de colaboração entre sociedades e pessoas com diferentes antecedentes culturais. A partir dessa ideia, as organizações criaram o Intercultural Innovation Award (Prêmio de Inovação Intercultural), a fim de selecionar projetos de base e sustentáveis de ONGs que promovem o diálogo e o entendimento intercultural, contribuindo para a prosperidade e paz global entre as sociedades.


Segundo a BMW, os 11 finalistas desta edição apresentarão seus trabalhos no 6º Fórum Global da UNAOC em Bali, na Indonésia, na presença de chefes de estado, de ministros, da mídia e de organizações da sociedade civil. A cerimônia oficial da premiação acontecerá no dia 28 de agosto e será conduzida pelo presidente Nassir Abdulaziz Al-Nassar, representante da ONU para Aliança de Civilizações, e Bill McAndrews, diretor de Estratégias de Comunicação, Comunicação de Mercado e Corporativa do Grupo BMW, na presença do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon.


“Sempre direcionamos nossa atenção para os conflitos e o sofrimento, o que é necessário. Mas também precisamos de espaço para a esperança e o entusiasmo. O Prêmio de Inovação Intercultural oferece a oportunidade de celebrar aqueles que acreditam que um mundo mais coerente e inclusivo não somente possível, mas indispensável”, afirma Al-Nasser. “Para esse propósito, estamos profundamente comprometidos com nossa parceria com o Grupo BMW”, completa.


“O Grupo BMW considera a competência intercultural como um fator essencial. Como somos uma companhia com associados ao redor do mundo, o entendimento entre culturas é uma parte vital do nosso cotidiano”, afirma Bill McAndrews. “É por essa razão que estamos muito satisfeitos com a parceria com a UNAOC, de apoiar organizações que inovam no campo do diálogo intercultural e cooperativo por meio do prêmio”.


Neste ano, excepcionalmente, foi selecionado um projeto a mais que nas edições anteriores, totalizando 11 trabalhos.


Veja a lista abaixo dos finalistas:

  • África e Mediterrâneo – ComiX4 = Comics for Equality (Itália)
  • All Together Now – Everyday Racism (Austrália)
  • Arcenciel – A Circus School in the Service of Intercultural Dialogue (Líbano)
  • Association for Cultural Child and Youth Education in the Federal State of Saxony-Anhalt – Equal for Equal (Alemanha)
  • Department of Culture and Leisure, Municipality of Simrishamn – More Than One Story (Suécia)
  • Fundación CONSTRUIR – Intercultural Dialogue and Plural Justice: Strengthening Indiginous Justice (Bolívia)
  • Manav Seva Sansthan “SEVA” – Facilitating Informed and Safe Migration among Vulnerable Nepalese Migrants along the Indo-Nepal Border (Índia)
  • Post-Conflict Research Center (PCRC) – Ordinary Heroes (Bósnia & Herzegovina)
  • Wapikoni mobile – International Network of Aboriginal Audiovisual Creation (Canadá)
  • Welcoming America – Welcoming Cities and Counties Initiative (Estados Unidos)
  • Youth Service Organization (YSO) – Intercultural Dialogue Awareness Rising For Cooperation (IDARC) (Ruanda)  
Divulgação BMW
Divulgação BMW