Filme mudo alemão ganha música ao vivo em São Paulo

Nesta terça-feira (13), o Reserva Cultural (Av. Paulista, 900) exibe o filme “Berlim, Sinfonia da Metrópole”, com acompanhamento musical ao vivo. A atividade é realizada pelo Goethe-Institut São Paulo, e faz parte da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014.

No filme mudo de 1927, Walter Ruttmann dirige um documentário sobre o dia a dia da Berlim de sua época. A película começa com os operários, que levantam cedo para o trabalho nas fábricas e termina com a agitada vida noturna berlinense dos anos 20. No decorrer de um dia, temos uma visão multifacetada da sociedade da época, desde a pobreza e a vida de operário, até a riqueza e o luxo.

O compositor Edmund Meisel criou uma trilha sonora para edição original do filme. Hans Brandner realizou em 2010, através de uma encomenda em comemoração ao jubileu de 200 anos da Universidade Humboldt de Berlim, uma nova orquestração da obra, numa formação para orquestra de câmara. Esta nova versão foi lançada em 2011 pela editora especializada em cinema mudo Ries & Erler.

Em Berlim, Hans Brandner e o maestro brasileiro Marcelo Falcão se conheceram e tiveram juntos a ideia de apresentar essa mesma versão numa série de concertos no Brasil. Será essa a que estará em São Paulo, na sala de cinema do Reserva, com entrada franca e aberta a todos os interessados. Sob regência de Marcelo Falcão, sete músicos alemães acompanharão a narrativa.

Serviço

Terça-feira, 13 de maio de 2014, às 21 horas
Reserva Cultural | Av. Paulista, 900
Alemão com legendas
Entrada franca
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência

SXC
SXC