Filme alemão “A Fita Branca” concorre ao Oscar 2010

Falta pouco mais de 15 dias para a 82ª edição do Oscar, que será realizada no dia 7 de março, no Teatro Kodak, em Hollywood. O filme alemão “A Fita Branca” (Das Weisse Band), do austríaco Michael Haneke, é um dos indicados à categoria de Melhor Filme Estrangeiro. O anúncio foi feito este mês pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.


Enredo


Ambientado em uma vila rural do norte da Alemanha, poucos anos antes da Primeira Guerra Mundial, “A Fita Branca” é uma película preto e branco sobre crianças. O roteiro permite ao espectador conhecer a vida das pessoas no vilarejo e também mostra a origem do mal que, anos mais tarde, alimentaria o fascismo e o nazismo.


Premiação


A película já recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2009 e também foi o vencedor do Globo de Ouro 2010 na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Depois de “Adeus Lênin (2003)” e a “Vida dos Outros”, premiado com o Oscar 2006, a indústria cinematográfica alemã não saiu mais de evidência. Para os cinéfilos, basta aguardar o resultado da noite de premiação desta edição do Oscar – que será transmitida para mais de 200 países.


 


A Fita Branca (Das Weisse Band/The White Ribbon, 2009), 144 min.


Direção: Michael Haneke Roteiro: Michael Haneke


Com: Ulrich Tukur, Susanne Lothar, Mercedes Jadea Diaz, Josef Bierbichler, Burghart Klaußner, Marisa Growaldt, Christian Friedel, Michael Schenk, Leonie Benesch, Thibault Sérié, Rainer Bock, Janina Fautz, Sebastian Hülk, Leonard Proxauf

Divulgação
Divulgação