Ferrovias completam 175 anos na Alemanha

Ponto de vista. Tudo depende do ponto de vista. Olhando com os olhos do presente, não parece que percorrer os 7,5 quilômetros entre as cidades Fürth e Nurembergue no Estado do Baviera em 14 minutos tenha sido uma grande acontecimento.


No entanto, assim como o pequeno passo do homem na Lua foi um grande passo para a humanidade, em 1835 a viagem do lendário Adler, o primeiro trem a vapor a circular na Alemanha, também foi sinônimo de uma grande revolução para o país. Não só porque encurtou distâncias e aproximou as pessoas, mas também porque modificou o transporte de mercadorias, desenvolveu uma indústria de ponta e modernizou diversas cidades e regiões alemãs.


Hoje, a Empresa Ferroviária Alemã – Deutsche Bahn AG ou simplesmente DB – opera praticamente sozinha uma das mais modernas, densas e invejáveis malhas ferroviárias do mundo: mais de 33 mil trens percorrem cerca de 40 mil quilômetros de trilhos pela Alemanha, transportando mais de quatro milhões de passageiros todos os dias. Em 2010, o incrível mundo desse meio de transporte estará no centro das atenções alemãs durante as comemorações dos 175 anos da circulação do primeiro trem.


Todas as épocas e domínios da história ferroviária do país poderão ser revividas, seja por meio de viagens em locomotivas históricas ou em modernos trens, seja em exposições ou nas festas nas estações.

Deutsche Bahn
Deutsche Bahn