Exposição une artes indígena e alemã

A abertura da exposição “Sei que nada sei – Cerâmica indígena Paiter Suruí em diálogo com obras de artistas alemães” acontece nesta terça-feira (12) no espaço Estemp, em São Paulo. O projeto é organizado pelo artista alemã-holandesa-americana Ellen Slegers, em parceria com a Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU/USP) e a Associação Gabgirey do Povo Indígena Paiter Suruí.

A intenção é criar um encontro entre a cerâmica, representante de um mundo desconhecido, distante e mitológico dos índios Paiter Suruí e as obras contemporâneas dos artistas alemães que já expuseram no Estemp (local onde artistas convidados por Slegers fazem exposições em grupos sobre diferentes temas com o objetivo de criar um lugar de experiência expositiva aberta): Juergen Staack, Hannes Norberg, Thyra Schmidt, Ellen Slegers, Thomas Neumann, Ralf Werner e Christine Erhard.

O “encontro” entre as tradições dos índios e as obras dos outros artistas alemães será pautado pelos seguintes temas:

  • A visão idealizada da natureza: o encontro entre a cerâmica Paiter Suruí e a concepção romântica dos artistas europeus, que atribuíam espiritualidade e a força das emoções à natureza das terras distantes de ultramar;
  • A construção e a modernidade: o encontro entre a cerâmica e os cestos Paiter Suruí e a concepção da arte e da arquitetura moderna. A construção de Brasília como momento de interiorização que problematizou e reduziu os territórios indígenas;
  • A participação e a convivência (no sentido literal e conceitual): o tema do encontro e da participação, tanto na fabricação coletiva da cerâmica quanto nas obras selecionadas dos artistas que dependem da participação de outras pessoas para se realizar.

A exposição também será acompanhada de uma mesa redonda que acontecerá na quinta-feira (14), com Betty Mindlin, Jean-Jacques Vidal, Marlui Miranda, Maria Thais Limas Santos e Uraan Anderson Suruí.

O espaço Estemp fica na Av. Pedroso de Morais, 1234, no bairro de Pinheiros. A entrada para a abertura é gratuita.

Para mais informações, acesse: http://www.estemp.com.br/.

Divulgação Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014
Divulgação Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014