Exposição mostra o mundo sem o sentido da visão


A exposição Diálogo no Escuro foi idealizada por um alemão e teve sua estreia em 1988, onde mais de 7.000 deficientes visuais foram empregados na mostra como guias e em funções de treinamento.


O conceito da exposição é mostrar como é o mundo sem o sentido da visão. Os visitantes são conduzidos por guias deficientes visuais, em grupos, por meio de salas totalmente escuras e especialmente construídas, em que cheiro, som, vento, temperatura e textura apresentam as características de ambientes cotidianos – como parques, ruas, mercearias e bares.


Durante e após a visitação, o público tem a oportunidade de fazer perguntas que normalmente não têm chance de fazer a um deficiente visual, reduzindo as barreiras de ambos os lados e ajudando na compreensão mútua.


Como uma “plataforma de comunicação“, a ênfase não é sobre a cegueira, mas sim sobre a importância do entendimento, empatia e solidariedade. A exposição tem como objetivo mudar a mentalidade das pessoas sobre a deficiência e diversidade, além de aumentar a tolerância sobre o “outro”.


A mostra já foi vista por mais de oito milhões de visitantes, em cerca de 140 cidades, de quase 40 países. Atualmente, está sendo realizada em São Paulo, devendo se encerrar em fevereiro de 2016. No segundo semestre do próximo ano, deve ser inaugurada no Rio de Janeiro.


A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha foi convidada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa Com Deficiência do Estado de São Paulo, por meio de seu secretário Adjunto Cid Torquato, a visitar a mostra. O Instituo Sócio Cultural Brasil-Alemanha (ISCBA) apoia o projeto apresentando às empresas de origem alemã instaladas no Brasil.


Serviço:


Unibes Cultural
Localização: Rua Oscar Freire, 2500 – Ao lado da estação Sumaré do Metrô – Pinheiros
Data: 22/08 a 20/02 
Segundas, Terças, Quartas, Quintas, Sextas e Sábados das 11:00 às 19:00

CC/Flickr/king jai
CC/Flickr/king jai