Exposição “LUCIAN FREUD: Corpos e Rostos” no MASP

A mostra “LUCIAN FREUD: Corpos e Rostos” traz pela primeira vez ao Brasil um dos principais artistas alemães do pós-guerra. Com curadoria de Richard Riley e Delphine Allier e colaboração de Teixeira Coelho, a exposição está em cartaz no MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), em São Paulo, até o dia 13 de outubro.

A produção apresenta dois períodos marcantes na carreira de Freud como foco: na década de 1940, como gravurista, e um segundo momento a partir da década de 1980, quando criou uma sucessão de obras usando a técnica da água-forte, que incluem uma ampla seleção de nus e retratos que foram descritos como “uma conquista paralela à suas pinturas”.

A exposição ainda traz seis quadros – um autorretrato do começo de sua carreira e cinco pinturas de diferentes décadas, incluindo Girl with Roses, de 1947-48 – e uma exibição de 28 fotos tiradas por David Dawson, seu assistente, amigo e fotógrafo oficial. Dawson, além de registrar os movimentos do artista e seus modelos no ateliê, costumeiramente servia de modelo para o artista.

“As fotografias pessoais de David Dawson, assistente de Freud por mais de vinte anos, trazem uma visão única da vida do artista”, observa Richard Riley, chefe de Exposições e Artes Visuais no British Council e curador dessa mostra que integra o Transform, programa de arte da instituição.

Lucian Freud nasceu em 1922 na Alemanha e naturalizou-se inglês em 1939. Filho de pais judeus, era neto de Sigmund Freud. Faleceu em Londres, em 20 de julho de 2011.

 

 

Divulgação MASP
Divulgação MASP