Exposição homenageia obra de Heinz Budweg

Uma exposição dedicada à obra de Heinz Budweg marcará as comemorações do 70º aniversário do artista plástico, no Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo. Nascido em Berlim durante a 2ª Guerra Mundial, o artista chegou ao Brasil com 13 anos e, desde que começou a pintar, elegeu as belezas naturais e a cultura do País como suas principais fontes de inspiração.


No evento, cuja abertura será no dia 11 agosto, serão exibidas obras inéditas sobre temas como paisagens, cultura e costumes dos povos indígenas, retratados pelo olhar singular do artista em telas expressivas e cores vibrantes.


O artista


Budweg é reconhecido internacionalmente por suas pinturas que tão bem ilustraram o universo indígena brasileiro. Sua paixão pelo tema começou cedo. Na década de 60, iniciou uma série de viagens pelo interior do Brasil, percorrendo centenas de cidades e povoados a bordo de um ateliê móvel (adaptado em uma perua Kombi). Alguns anos mais tarde, retratou os caciques das principais tribos indígenas brasileiras a convite da Funai (Fundação Nacional do Índio).


É também o autor de um gigantesco mural comemorativo (3,20m x 13,80m) aos 150 anos de independência do Brasil, obra que foi tombada pelo Instituto do PatrimônioHistórico e Artístico Nacional (IPHAN). No início dos anos 80, Budweg assumiu a superintendência do Staden Institut e da Fundação Martius e, alguns anos depois, foi convidado para pintar vários murais no Berliner Völkerkundemuseum-Dalem (Museu Etnológico de Berlim), por ocasião da exposição comemorativa do descobrimento das tribos do Alto Xingu, por Karl von den Steinen, então diretor daquele museu.


Ao longo de sua carreira, o artista participou de exposições no Brasil e em outros países, como na Alemanha, Áustria, Itália, Estados Unidos e Suíça.


Serviço


Exposição En’Cantos do Brasil


Abertura:11 de agosto, quarta-feira, 19h30


Período de exposição: de 11 a 20 de agosto. De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.


Local: Colégio Visconde de Porto Seguro – Foyer, Unidade I (Morumbi)


Visitantes externos deverão agendar visita previamente pelo telefone (11) 3744-1070 ou e-mail: contato@martiusstaden.org.br.

Reprodução
Reprodução