DZT se compromete com a acessibilidade


Logo após participar do 3º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em Maceió (AL) – evento promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo –, o Centro de Turismo Alemão (DZT), anuncia algumas diretrizes divulgadas pela matriz da instituição, localizada em Frankfurt, em relação à acessibilidade do setor. “Vemos o turismo acessível como um forte potencial de crescimento”, afirma a presidente do DZT, Petra Hedorfer.


Segundo Hedorfer, pesquisas especializadas indicam que portadores de alguma espécie de deficiência com idade produtiva entre 15 e 64 anos representam um pouco mais de um terço do mercado e geram cerca de 340 milhões de viagens de um dia ou com pernoites, existindo uma leve tendência de aumento nesse número. Outras 450 milhões de viagens são geradas pelo grupo com mais de 64 anos. Nesse cenário, estima-se que esse segmento cresça nos próximos anos, atingindo cerca de 520 milhões de viagens em 2020″, avalia a dirigente.


Para atender da melhor forma possível este público, o DZT participa de um amplo projeto do Ministério da Economia e Energia da Alemanha (BMWi, na sigla em alemão), que prevê um critério de qualidade uniforme bem como uma marca exclusiva para as ofertas acessíveis.


Como parte da iniciativa, foram desenvolvidos programas de treinamento, um sistema de certificação e até um selo para todo o país. A cidade de Stuttgart, por exemplo, conta com “Selo de Sustentabilidade”, assim como o Europa Park, Bad Dürrheim e o Parque Natural “Schwäbisch Fränkischer Wald”.


Em mais um exemplo de seu compromisso com o tema, por decisão do Parlamento Alemão o DZT, ao lado de seus parceiros, apresenta durante a ITB 2015 – feira internacional de turismo que acontece em Berlim – o Dia do Turismo Acessível, que demonstra estudos e exemplos práticos sobre o quão importante e economicamente atrativo é o engajamento de um turismo para todos.


Dessa forma, o ganhador do prêmio Top Sustentabilidade e os cinco finalistas da categoria Associados Braztoa do Preêio Braztoa de Sustentabilidade vão ter a oportunidade de viajar para o país germânico, com apoio da Lufthansa, e conhecer muitos desses exemplos de roteiro acessível.

CC/Flickr/Kris Krüg
CC/Flickr/Kris Krüg