Do Rio para Berlim: Uranium Film Festival


O Deputado Federal alemão Klaus Mindrup, do Partido Social Democrata da Alemanha (SPD), é o patrono do próximo Uranium Film Festival em Berlim, um festival sobre energia nuclear que nasceu no Rio de Janeiro, em 2011.


Depois da sua 5ª edição na cidade carioca, em julho, no Museu de Arte Moderna, esse evento brasileiro e único no mundo está agora pela quarta vez na capital da Alemanha, Berlim, de 24 a 30 de setembro de 2015.


“Estou feliz de ser patrono deste festival de filmes nucleares, especialmente porque ele trata de uma temática extremamente importante. Radioatividade é algo perigoso que não é visível, não tem cheiro, nem gosto, mas é onipresente”, declara Klaus Mindrup, que também é membro da Comissão do Meio Ambiente e Segurança Nuclear do Parlamento Alemão.


No pacote de 30 filmes, chama atenção a estreia alemã do brasileiro “Pequeno Objeto A”, do jovem premiado Daniel Abib. Resultado do trabalho final do Curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense, o filme apresenta uma reflexão filosófica sobre ciência e virtude, e promete fazer sucesso na Alemanha.


“É muito bom levar para Berlim um representante da nova safra de cineastas brasileiros, fazendo um trabalho tão sofisticado sobre a temática atômica, como é o caso do filme ‘Pequeno Objeto A’”, declara Márcia Gomes de Oliveira, diretora carioca do festival.

Uranium Film Festival
Uranium Film Festival