Desfiles da Oktoberfest acessíveis aos cadeirantes

Os desfiles da Oktoberfest de Blumenau, que acontecem na rua XV de Novembro, no centro da cidade, são uma das atrações mais tradicionais da maior festa alemã brasileira. Na 30ª edição do evento, que começa nesta quinta-feira (3) e vai até 20 de outubro, a Secretaria Municipal de Turismo e o Parque Vila Germânica montarão estruturas para cadeirantes em pontos ao longo da Rua XV. Assim, de acordo com a organização da festa, todos terão a oportunidade de se aproximar da beira do “palco”, para assistir aos desfiles e fazer parte da tradição.

As plataformas estarão em quatro lugares: em frente ao Banco no Brasil, nº 1305, em frente à Tunga Choperia, nº1020, em frente à Caixa Econômica Federal, nº 742 e em frente à loja Casas Bahia, nº463, nos espaços que no dia a dia são vagas de estacionamento para automóveis. “Três das plataformas comportarão seis cadeiras de rodas e uma terá espaço para 12 cadeiras. Temos compromisso com os cadeirantes”, afirma Ricardo Stodieck, secretário de Turismo de Blumenau e presidente do Parque Vila Germânica. As estruturas são desmontáveis e serão instaladas nas manhãs dos dias de desfile, para garantir que o espaço não seja ocupado por nenhum carro, e desmontadas ao fim de cada apresentação.

O Parque Vila Germânica, onde a festa acontece, conta com rampas e banheiros acessíveis para receber os visitantes cadeirantes. No início deste ano foram compradas cadeiras de rodas que ficam disponíveis durantes os eventos, para facilitar o acesso até mesmo dos que não são cadeirantes, mas tem dificuldade em se locomover.

Oktoberfest de Blumenau
Oktoberfest de Blumenau