Construção mais antiga de Berlim é reinaugurada

Ela é o edifício mais antigo de Berlim, um testemunho antigo da história da cidade e acaba de ser reaberta. No último final de semana, após dois anos sendo restaurada, a Igreja de São Nicolau abriu novamente suas portas para fieis, curiosos e visitantes. Com suas duas proeminentes torres de tijolo a Igreja, construída em 1200, ergue-se sobre os telhados do bairro de São Nicolau, às margens do rio Spree.


Além de ser um dos marcos da capital alemã, assim como o Portão de Brandemburgo e a Torre de TV na Alexanderplatz, a Igreja também é parte da história política da cidade. Depois da Reforma Protestante, o local passou a ser utilizado como um lugar da esfera pública burguesa, ora como um prolongamento da “Sala do Conselho”ou ora como um “panteão do gênero berlinense”.


Na Igreja também foram empossadas, em 1809, a primeira Câmara Municipal, e a primeira Câmara dos Deputados elita livremente, em 1991. Utilizada para fins religiosos até 1939, a Igreja foi completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1987, por ocasião das festividades do aniversário de 750 anos de Berlim, o Governo da República Democrática Alemã a reconstruiu e devolveu à cidade.


“A reconstrução e a reabertura da Igreja de São Nicolau são muito importantes. Sem elas ninguém teria pensado também em reconstruir o bairro de mesmo nome”, disse Albrecht Henkys , curador da exposição que mostra o desenvolvimento e a utilização da basílica nos últimos 800 anos e que foi aberta ao público durante o evento de reinauguração.

Adrian Welch
Adrian Welch