Concerto homenageia bicentenário de Schumann

Um concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, celebrará o ano do bicentenário do pianista Robert Schumann. A homenagem a um dos mais importantes compositores alemães do período romântico acontece nesta terça-feira (30).


Sob a regência do Maestro Ira Lavin serão apresentadas as obras Genoveva op. 81, concerto para piano e orquestra op.54, e a sinfonia n°2. Essa última contará com a participação da solista Janne Mertanen. O evento é gratuito e os ingressos devem ser retirados com antecedência nas bilheterias do teatro.


Compositor


Robert Schumann nasceu em 8 de junho de 1810 na cidade de Zwickau, Saxônia, Alemanha. Em 1830, em Leipzig, passou a dedicar-se exclusivamente à música, com auxílio dos professores Friedrich Wieck e Heinrich Dorn. Suas obras foram influenciadas por músicos como Mozart, Schubert e Beethoven.


Fundou o Neue Zeitschrift für Musik (Nova Revista para a Música), um períodico voltado para a música, em 1834, em conjunto com amigos e intelectuais da época. Casou-se com Clara de Wieck, filha de seu instrutor, que depois seria conhecida como Clara Schumann, famosa pianista e também compositora.


Além de compor obras importantes como Sinfonia Opus 26 – Renana, Sonata para Violino e Piano e o Trio para Piano Opus 110, Schumann também foi Diretor Musical na cidade de Düsseldorf. Em 1854, foi obrigado a renunciar ao cargo por conta do avanço de uma doença mental. No mesmo ano, tentou suicídio. Morreu em 29 de julho de 1856, no Asilo de Endenich, perto de Bonn.

SXC
SXC