Começa programação cultural do Brasil em Frankfurt

O Brasil é o convidado de honra da Feira do Livro de Frankfurt em 2013, que acontece de 9 a 13 de outubro. E para marcar esta homenagem, uma extensa agenda cultural brasileira está programada para acontecer em diversos espaços da Alemanha, com início nesta sexta-feira (23).

A estreia da programação cultural do Brasil na cidade alemã será no Museumferfest (Festa dos Museus), um dos maiores festivais artísticos da Europa, num palco próprio (Estação Brasil) montado à margem do Rio Reno.

No dia 23, quem inicia os três dias de apresentações musicais é o rapper Criolo, de São Paulo, seguido do recifense Lenine (que terá a companhia do maestro holandês Martin Fondse), no dia 24, e do grupo paulista de percussão corporal, Barbatuques,no dia 25.

“É uma extraordinária oportunidade para o Brasil fortalecer sua imagem cultural na Europa”, afirma Marta Suplicy, ministra da Cultura.

A participação brasileira em Frankfurt tem a organização dos Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Câmara Brasileira do Livro (CBL).

 Extensa programação

Ao todo serão nove exposições de artes visuais/plásticas, que vão da arte contemporânea ao graffiti, da arquitetura ao design; dez shows musicais, que apresentam do instrumental ao rap; e dez projetos de artes cênicas, mostrando experimentais e ousadas pesquisas nas áreas do teatro, dança, performance, vídeo arte, instalações e um ciclo de leitura de dramaturgia.

O pavilhão brasileiro da Feira do Livro terá 2.500 m2, onde serão apresentadas mais de 30 mesas sobre literatura, com a participação de mais de 70 autores convidados e inúmeras intervenções artísticas. Já o tradicional estande coletivo, localizado no Hall 5.1, teve o espaço ampliado para 700 m2, para abrigar as mais de 150 editoras que irão expor seus livros e projetos editoriais.

Divulgação Feira do Livro de Frakfurt
Divulgação Feira do Livro de Frakfurt