Capitais reúnem 75% da oferta de hotéis do País


Um estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela que capitais e regiões metropolitanas do País concentram em torno de 75% da capacidade hoteleira nacional.



Quatro capitais – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador –, respondem por 40,6% do total de estabelecimentos destinados à hospedagem.



 Nessas regiões também estão 46,3% das unidades habitacionais (entre suítes, apartamentos, chalés e quartos) e 44,2% da capacidade total de hóspedes do Brasil.



Foram registrados 1.323 estabelecimentos de hospedaria na região metropolitana de São Paulo, o que corresponde a 17,7% do total, além de 68,8 mil unidades habitacionais (21% do total), com capacidade para receber 146,4 mil hóspedes (19,7%).



 No Rio de Janeiro, são 609 estabelecimentos (8,1%), 38,5 mil unidades de habitação (11,8%), mas a cidade suporta em torno de 83,1 mil hóspedes, representando 11,2% da capacidade nacional.



Em relação aos estabelecimentos de alto padrão de conforto, o País dispõe de pouca oferta. Apenas 12,6% se enquadram nas categorias de luxo ou superior, e, em sua maioria, são apart-hotéis e flats.



As hospedagens de médio e baixo conforto e qualidade correspondem a 87,4% do total, sendo 27,4% consideradas turísticas (médio conforto), 38,3% econômicas, e 21,7% simples, em todo o território brasileiro.



O estudo também conclui que, juntas, as 27 capitais brasileiras têm condições de hospedar 554,4 mil pessoas, se forem levados em conta todos os leitos duplos e individuais existentes.



Grandes eventos



Para os três próximos grandes eventos internacionais que o Brasil vai sediar, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontece em junho de 2012, a Copa do mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, a oferta de hotéis e estabelecimentos nas capitais é insuficiente para o acolhimento dos turistas.



Com o objetivo de amenizar a falta de infraestrutura em hospedagem, a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro anunciou a criação de uma campanha para que os cariocas ofereçam alojamento aos visitantes em suas residências.



 O apelo visa inicialmente a Conferência Rio+20, que conta com 50 mil pessoas cadastradas pela ONU, o que vai provocar uma superlotação dos estabelecimentos da cidade e arredores. 



A iniciativa tem lançamento previsto para a primeira quinzena de maio e inclui um portal na internet, organizado pela Riotur, reunindo as vagas de hospedagem domiciliar oferecidas por outros sites e agências de turismo.



Segundo a “Pesquisa de Serviços de Hospedagem 2011”, realizada pelo IBGE no começo deste ano, no Rio de Janeiro, o número de camas disponíveis é de 67,5 mil. No entanto, somente para os Jogos Olímpicos de 2016, que acontecerão na cidade, estão cadastradas 200 mil pessoas, entre atletas, imprensa, voluntários e organizadores.

SXC
SXC