Brasil terá programação cultural em Frankfurt

A secretária-executiva do Ministério da Cultura do Brasil (MinC), Jeanine Pires, e o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antonio Grassi, reuniram-se com representantes da área cultural alemã no início do mês para a organização de uma programação brasileira na cidade a partir do mês de agosto. Em outubro, acontece a Feira do Livro de Frankfurt, na qual o Brasil será o país homenageado.

“A presença brasileira em Frankfurt tem amplo apoio de instituições culturais locais e da prefeitura da cidade. Senti muito envolvimento e compromisso desses interlocutores”, ressaltou Jeanine Pires.

A programação serviria para mostrar a diversidade cultural brasileira, aproveitando o gancho da Feira, que é a maior do setor livreiro do mundo e, para Antonio Grassi, também “é o melhor momento para apresentarmos as diversas faces da arte brasileira”.

Diversidade

De acordo com o MinC, museus e espaços de exibição receberão shows e mostras artísticas brasileiras, como festival de cinema e exposição de Hélio Oiticica. O grafite também colorirá a cidade alemã, com pinturas em prédios, bancos e chãos de praças. Cerca de 13 artistas grafiteiros vão participar da programação, que se inicia em agosto – na Festa dos Museus – e vai até janeiro de 2014. A programação artística ficará a cargo da Funarte, que trabalha numa curadoria conjunta com as direções artísticas das instituições alemãs.

O presidente da Funarte acredita que essas atividades são importantes para “criar em Frankfurt uma estação brasileira, onde, através da nossa produção artística, possamos mostrar o item mais importante que o Brasil pode divulgar ao mundo: o povo brasileiro com sua riquíssima e exuberante criatividade”.

Participaram das reuniões com o MinC representantes do Consulado do Brasil em Frankfurt e da direção da Feira do Livro. Outros representantes de instituições culturais aproveitaram as reuniões para assinar acordos com o MinC para a realização da programação cultural – Museu Schirn, Museu de Arquitetura de Frankfurt, Portikus, Centro Cultural Mousonturm, Palmengarten, Museu de Arte Moderna de Frankfurt, HR (rádio e TV estatal), Centro Cultural Brotfabrik.

Ascom/MinC

 

Marina Ofugi/Ministério da Cultura
Marina Ofugi/Ministério da Cultura