Brasil é o 13º do mundo em economia do turismo

Um estudo divulgado ontem, em Berlim, pelo Conselho Mundial de Viagem e Turismo – WTTC (World Travel & Tourism Council) – entidade que reúne os maiores empresários de turismo no mundo – coloca o Brasil na 13ª posição no ranking de países em economia do turismo. São considerados indicadores como importância do turismo para o PIB, geração de empregos, divisas geradas por turistas internacionais e investimentos públicos e privados.


“O Brasil ter-se mantido na 13ª posição em um ano de crise mundial é positivo. Os dados do WTTC reforçam a imagem internacional que temos hoje. O mundo vê nosso país como um dos mais promissores, pelo bom desempenho da nossa economia, pelos investimentos que acontecem para a Copa e as Olimpíadas, e pelo grande potencial de desenvolvimento que tem o turismo, tanto doméstico quanto internacional”, avalia o Ministro do Turismo do Brasil, Luiz Barretto.


O relatório anual nomeado “Viagens e Turismo: Impacto Econômico” é feito em cooperação com a Oxford Economics, com dados coletados em 181 países e foi apresentado durante a ITB, uma das maiores e mais importantes feiras de turismo do mundo, que acontece na cidade alemã.


Perspectivas


 Nas previsões de desempenho para o setor em dez anos, o Brasil aparece entre os top ten em cinco categorias:


– Velocidade de crescimento das receitas geradas com turismo internacional entre 2010 e 2020 – 3º lugar


– Geração de empregos em termos absolutos no setor (diretos e indiretos) – 5º lugar


– Geração de empregos diretos – 4º lugar


– Volume de investimentos no setor – 9º lugar


– Velocidade de crescimento de investimentos – 4ºlugar

Embratur/Divulgação
Embratur/Divulgação