Bolsa de intercâmbio para jornalistas na Alemanha


Em 2016, a associação alemã IJP vai organizar um programa de intercâmbio entre Alemanha e América Latina com o apoio do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, de fundações e de empresas privadas. Jovens jornalistas da América Latina terão a oportunidade de ganhar uma bolsa para trabalhar por dois meses como redatores-visitantes em um veículo de comunicação alemão.


O programam visa, além de conceder a oportunidade aos participantes das duas regiões de conhecer e explorar o outro país, estreitar as relações entre a Alemanha e países da América Latina. Durante o estágio, os jornalistas latino-americanos poderão se familiarizar com a realidade política e econômica da Alemanha, assim como conhecer um pouco mais sobre a cultura e mentalidade locais.


O trabalho diário em uma redação tem a intenção de ajudar na criação de novos contatos com jornalistas alemães e na construção de laços profissionais e de amizade. Para manter estas novas relações após o programa, a associação cuida de uma rede de contatos entre os ex-bolsistas.


O programa é dirigido a jornalistas profissionais com idade entre 23 e 35 anos (estudantes não podem se candidatar), com bons conhecimentos da língua alemã (em casos excepcionais, fluência em inglês e espanhol podem ser suficientes). Os candidatos devem estar trabalhando no seu país em tempo integral como jornalistas ou colaboradores fixos em um veículo de comunicação brasileiro (jornal, revista, televisão, rádio ou online).


Realizado entre março e abril de 2016, o programa começará com três dias de introdução, com presença obrigatória de todos os bolsistas, no fim de fevereiro, em Berlim. Em seguida, ocorrem os estágios de dois meses em um veículo de mídia, na mesma cidade. Os coordenadores do programa irão tentar compatibilizar o veículo desejado pelo bolsista com a disponibilidade nas redações.


O valor da bolsa permite que o participante cubra a maior parte de seus gastos, como viagem, alojamento e alimentação. O trabalho durante o estágio não será remunerado pelo veículo de mídia da Alemanha.


Os jornalistas interessados devem mandar as suas candidaturas (veja os documentos necessários aqui) por e-mail, em formato PDF até o dia 25 de setembro de 2015, à assessoria de imprensa da Embaixada da Alemanha em Brasília ou ao Consulado da Alemanha mais próximo.


O resultado da comissão de seleção será comunicado aos candidatos em novembro.


Para mais informações, entre em contato com o coordenador do programa, Peer Vorderwülbecke (vorderwuelbecke@ijp.org).