BMW Guggenheim Lab é inaugurado em Nova Iorque

O BMW Guggenheim Lab é um laboratório móvel que pretende explorar a vida urbana através de mais de 100 programas públicos gratuitos, numa turnê mundial itinerante dividida em três ciclos sucessivos, com duração de seis anos.

Em cada uma das nove cidades por onde passar, um tema diferente será discutido, a fim de fomentar a conscientização sobre diversos problemas globais e produzir benefícios sustentáveis para cidades de todo o mundo.

Situada desde o último dia 3 em First Park, Nova Iorque, a instalação fica aberta ao público gratuitamente de quarta-feira a domingo, até 16 de outubro, e funciona como fórum público e centro comunitário. Além disso, o BMW Guggenheim Lab oferece programas gratuitos relacionados ao tema Confronting Comfort (Confrontando o conforto), incluindo workshops, experiências, discussões, exibição de filmes e tours ao ar livre.

Outra atração central do laboratório é o Urbanology (Urbanologia), um jogo em grupo que também pode ser jogado online. Nele, os participantes assumem papéis e responsabilidades para construir uma cidade fictícia, lutando por ensino, habitação, assistência médica, sustentabilidade, infraestrutura e mobilidade. Para quem acompanha a iniciativa apenas pela internet, é possível participar dos programas através das redes sociais como Twitter, Facebook, Youtube, Flickr e o aplicativo Foursquare.

Na primavera de 2012, o BMW Guggenheim Lab irá para Berlim, em colaboração com o Aedes Network Campus Berlin (ANCB) Metropolitan Laboratory, em Pfefferberg, e depois seguirá para Mumbai, na Índia. Ao fim do primeiro ciclo, em 2013, será realizada uma exposição dos resultados e conclusões do laboratório novamente em Nova Iorque, desta vez no Museu Guggenheim.

A organização do BMW Guggenheim Lab está a cargo de David van der Leer, curador assistente de Arquitetura e Estudos Urbanos, e de Maria Nicanor, curadora assistente de Arquitetura, ambos do Museu Guggenheim.

 

BMW Guggenheim Lab
BMW Guggenheim Lab