Biblioteca brasileira é apresentada na Alemanha

A Biblioteca Primeira Infância, destinada a crianças de até seis anos, desenvolvida pelo Instituto Brasil Leitor (IBL), será apresentada durante a primeira edição da  conferência internacional “Prepare for Life! – Raising Awareness for Early Literacy Education” (Prepare-se para a vida! – Sensibilização para a educação de alfabetização precoce), que acontece de 12 a 14 de março, em Leipzig, na Alemanha.

O evento reúne cerca de 200 especialistas de mais de 30 países e tem por objetivo mostrar e discutir as experiências sobre alfabetização, educação e leitura nos primeiros anos de vida. A conferência é organizada pela Stiftung Lesen, fundação sem fins lucrativos que desenvolve há mais de 20 anos projetos para promoção da leitura, com parceria da Trade Fair Leipzig e do Instituto Goethe.

O IBL participará de dois painéis, ambos apresentados no dia 13 de março, quando mostrará os parâmetros sociais do projeto e a contribuição no processo do letramento e leitura como fatores de influência social, além dos resultados iniciais da pesquisa Contribuições da interação entre o ler e o brincar para os processos de aprendizagem da criança, nos aspetos sócio-cognitivos. “Somos a única organização brasileira presente neste evento, o que nos dá muito orgulho e mostra que o nosso trabalho de incentivo à leitura encontra-se em um nível internacional”, conta Ivani Nacked, diretor do Instituto Brasil Leitor.

Criado em 2004, o projeto Biblioteca Primeira Infância hoje tem 70 unidades implantadas em hospitais e escolas públicas e privadas de 33 cidades distribuídas nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Paraná, beneficiando trinta mil crianças. O espaço da biblioteca é composto por móveis diferenciados, como estantes que podem virar um castelo ou um mini palco para apresentação de dedoches, que, juntamente com os livros e os brinquedos, compõem espaços temáticos.

A pesquisa Contribuições da interação entre o ler e o brincar para os processos de aprendizagem da criança, nos aspetos sócio-cognitivos está sendo desenvolvida em duas escolas, uma municipal e outra conveniada com crianças de até 6 anos, nos bairros de Moema e de Pinheiros, em São Paulo. Além de investigar e analisar as contribuições da interação entre o ler e o brincar no processo de aprendizagem da criança, o estudo pretende ainda fornecer subsídios para políticas públicas de primeira infância, de leitura e do brincar, e de formação de professores.

Divulgação Instituto Brasil Leitor
Divulgação Instituto Brasil Leitor