Berlinale terá seção dedicada ao cinema indígena


A direção do Festival Internacional de Cinema de Berlim – Berlinale – anunciou que em sua próxima edição, em fevereiro de 2013, o evento contará com uma seção especial voltada ao cinema indígena.



A programação da seção “Native: uma viagem pelo cinema indígena” incluirá filmes de ficção, documentários e curtas-metragens que abordem esse universo e suas histórias, além de debates e palestras relacionados ao tema, com curadoria de especialistas de ascendência indígena.



Para a organização da mostra, incluir esse programa permite ao público internacional que se familiarize com as características e com as formas de expressão do cinema nativo, contribuindo para “elevar sua relevância artística, econômica e política além das fronteiras tribais e nacionais”, declarou o diretor do festival, Dieter Kosslick.



Ainda, os filmes mais recentes do gênero serão incluídos nos outros programas de exibição cinematográfica que fazem parte do evento. “Queremos tornar visível o significado do cinema indígena para a arte cinematográfica e, sobretudo, para os povos e tribos indígenas”, acrescentou Kosslick.



O Festival Internacional de Cinema de Berlim acontecerá entre 7 e 17 de fevereiro de 2013.

Divulgação/ Berlinale
Divulgação/ Berlinale