Berlinale 2012 atrai turistas para a capital alemã

Em sua 62ª edição, o Festival de Cinema de Berlim se prepara para reunir 60 mil visitantes, além de contar com a participação de 16 mil cineastas e 4 mil jornalistas de 122 países diferentes.

O evento, que começou hoje (9) e vai até dia 19 de fevereiro, exibirá cerca de 400 filmes, a maioria europeus e norte-americanos.

Entretanto, honrando a tradição política do festival, o diretor da Berlinale, Dieter Kosslick, escolheu os levantes sociais como eixo temático desta edição, dando atenção principalmente às manifestações populares da chamada Primavera Árabe, que reúne acontecimentos da Tunísia, Egito e Líbia e a guerra civil que está em curso na Síria.

Em diversas sessões da mostra serão exibidos documentários e obras de ficção de cineastas árabes que exploram o tema. Entre os convidados estão o escritor marroquino Tahar Bem Jelloun, os diretores Mahmoud Hojeij, do Líbano, e Nadia El-Fani, da Tunísia.

A abertura do Festival fica por conta da produção franco-espanhola “Les Adieux à Reine”, de Benoit Jacquot, e o filme brasileiro “Xingu”, de Cao Hamburger, será exibido na próxima quarta-feira (15).

 Os ingressos podem ser adquiridos no site da Berlinale ou por telefone, além de estarem disponíveis em Centros de Informação Turística de Berlim.

Berlinale / Divulgação
Berlinale / Divulgação