Benjamin Constant comemora festa alemã


Com a proposta de manter vivas as tradições alemãs, o Colégio Benjamin Constant realiza hoje (13 de novembro), às 20 horas, a Laternenfest. Trata-se de uma festa, comemorada na Alemanha e em alguns países da Europa, em homenagem a Sankt Martin (São Martinho), santo nascido no ano 316 na Sabaria (Hungria). Participarão do evento 120 alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental que farão uma apresentação com lanternas, símbolo do santo católico, dentro das instalações do colégio, na Vila Mariana.


Aberta aos pais e familiares, a festa de São Martinho terá início com o canto de todos os participantes dos hinos nacional e alemão. Em seguida, os alunos do colégio cantarão músicas que aprenderam durante o ano, bem como algumas canções em alemão típicas do Advento e duas alusivas às lanternas. Terminada essa etapa da homenagem os estudantes saem todos do recinto, para que a professora de alemão Leonor Gelpi, organizadora do evento, faça uma exposição em datashow da história do santo. Feito isso as luzes se apagam, e os estudantes, depois de percorrerem as instalações do colégio procurando “simbolicamente” por São Martinho, chegam ao local onde se encontram os pais com as lanternas acesas. “Essa festa é muito emocionante e costuma encantar alunos, professores e pais”, assinala Leonor.


O grande acontecimento da vida do santo foi o episódio do manto, que ocorreu no ano de 337, próximo à cidade de Samarobriva/Ambiano, quando ele ainda era soldado. Um dia um mendigo que tiritava de frio pediu-lhe esmola. Como não tinha, o cavalariano cortou seu próprio manto com a espada, dando metade ao pedinte. Contam os relatos escritos que, durante a noite, o próprio Jesus lhe apareceu em sonho, usando o pedaço de manta que dera ao mendigo e agradeceu a Martinho por tê-lo aquecido no frio. Dessa noite em diante, ele decidiu que deixaria as fileiras militares para dedicar-se à religião. Em função disso, tornou-se monge e bispo.


As lanternas usadas na festa têm sua razão de ser. Conta à lenda que, para não ser bispo, o santo escondeu-se em um celeiro. Para seu azar foi delatado pelo barulho dos gansos, quando os moradores o procuravam segurando lanternas. A história relata diversas origens para o emprego dessas lanternas. Uma delas seria uma procissão em sua homenagem, durante as festividades que começavam em 1º de novembro, Dia de Todos-os-Santos, e seguiam durante o Advento até o Natal.


As lanternas empregadas na homenagem a São Martinho foram todas confeccionadas, em material reciclável, pelos próprios participantes da comemoração. Os convites, entregues aos pais, foram também elaborados pelos alunos. 

Divulgação Colégio Benjamin Constant
Divulgação Colégio Benjamin Constant