Arte moderna brasileira invade Berlim

A Academia de Arte de Berlim recebe em seu espaço no Berliner Hanseatenweg, a partir desta sexta-feira (3), uma exposição sobre a arte moderna e contemporânea brasileira dos anos 50, intitulada “O Desejo da Forma” (Das Verlangen nach Form).


No foco da exibição está o Neoconcretismo, movimento artístico que surgiu no Rio de Janeiro no final da década de 1950, quando o Brasil vivia uma explosão cultural com a arquitetura do Oscar Niemeyer, a bossa nova de Antônio Carlos Jobim e o Cinema Novo de Glauber Rocha (temas que também marcam presença na programação do evento).


A subjetividade e geometrismo dessa corrente artística são representados por pinturas, esculturas e vídeos de artistas como Ferreira Gullar, Hélio Oiticica, Lygia Papa, Ivan Serpa, Iole de Freitas, entre outros.


O evento conta ainda com um vasto programa, incluindo palestras, debates e exibições de filmes que visam discutir a poesia da arte brasileira desse período.


Os visitantes poderão também conferir sessões de clássicos do Cinema Novo como “Terra em transe” (Glauber Rocha) e “Macunaíma” (Joaquim Pedro de Andrade).


A exibição, que acontece até 7 de novembro, recebeu um financiamento de € 200 mil do Ministério da Cultura alemão para ser concretizado.


Mais informações no site http://www.adk.de/brasilien/

Marcel Gautherot / IMS Instituto Moreira
Marcel Gautherot / IMS Instituto Moreira