Arte e tecnologia em exposição na FAAP

Para comemorar os 50 anos de existência do Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (MAB-FAAP), a FAAP exibirá até o dia 12 de dezembro duas grandes exposições multimídia: “Tékhne”, que revisita as principais mostras de arte tecnológicas realizadas pelo museu, e “Memórias Reveladas”, que resgata, através de obras inéditas de artistas contemporâneos, o processo de construção da faculdade de artes plásticas.


Em Tékhne, palavra grega que significa destreza e maestria, está em pauta a convergência entre tecnologia e arte. A mostra, que homenageia o crítico de arte Walter Zanini, é dividida em dois núcleos – Histórico e Contemporâneo – e reúne trabalhos desde a década de 1960 até hoje.


Já Memórias Reveladas conta a história do ensino de artes na FAAP desde os cursos livres, em 1958, passando pela década de 1970, quando foi instituída a Faculdade de Artes Plásticas, até os dias atuais.


 


A mostra é dividida em seções que contam a trajetória da Fundação no âmbito das artes visuais e, posteriormente, cênicas, com a construção do Teatro FAAP, em 1976.


A cronologia da exposição é ilustrada ainda pela projeção de imagens em uma parede de 12 metros, onde estão estampados os principais acontecimentos da Fundação, como, por exemplo, a composição dos vitrais, os primeiros ateliês, visitantes famosos na década de 1950 e as exposições e eventos marcantes.

FAAP
FAAP