Arquitetura e cultura alemãs são tema de livro

O livro Rota do Enxaimel – Uma trilha de histórias em Pomerode, da jornalista paulistana Selma Tronco, é muito mais do que uma obra sobre as construções germânicas que, ainda hoje, marcam a arquitetura do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Trata-se de uma narrativa sobre a vida dos moradores, seus costumes e cultura.


O cenário é a cidade de Pomerode, próxima a Blumenau. A localidade é habitada por descendentes dos primeiros imigrantes que chegaram a partir de 1863. A arquitetura enxaimel é um dos seus legados. A técnica consiste em uma estrutura de madeiras entrelaçadas cujos vãos, os espaços vazios, são preenchidos com tijolos. Mais de 30 fotografias dessas construções, atrações do mapa turístico do local, ilustram o trabalho.


A cultura alemã continua muito presente no dia-a-dia desse pequeno município com pouco mais de 25 mil habitantes. O doce “cuca”, bem como o “melado” são produzidos artesanalmente para consumo próprio ou venda. O idioma alemão é falado em praticamente todas as famílias por meio do dialeto “plattdüsch”.


No início do livro Rota do Enxaimel é possível conhecer mais detalhes sobre a história da imigração alemã no Brasil, com foco para a colonização no Sul e a chegada dos imigrantes agenciados pelo Dr. Hermann Blumenau. Também há informações sobre a técnica de construção enxaimel que inspirou o desenvolvimento da obra.


 


        


Serviço


Rota do Enxaimel – Uma trilha de histórias em Pomerode (270 págs.), de Selma Tronco.


O livro se encontra a venda por R$ 25,00 na Livraria Cultura e nas Livrarias Catarinense com entrega em todo o País.

Divulgação/Selma Tronco
Divulgação/Selma Tronco