Alemanha proporciona turismo sem barreiras

Visitante cego tateia réplica do centro antigo de Erfurt com auxílio de guia no Mercado de Peixes
Visitante cego tateia réplica do centro antigo de Erfurt com auxílio de guia no Mercado de Peixes

Como parte da programação da ITB, a maior feira de turismo do mundo, o Centro de Turismo Alemão – DZT promoverá em Berlim, em 11 de março, a quinta edição do Dia do Turismo Acessível em cooperação com a associação “Turismo Para Todos”. Entre os temas-chave em pauta, a diretora do DZT para a América do Sul, Margaret Grantham, destaca: “Abordagens Práticas Para o Turismo Acessível no Turismo Urbano e Cultural” e “Abordagens Práticas ao Longo da Cadeia de Serviços”.

Margaret ressalta que o evento também é uma oportunidade para se discutir o que a Alemanha já conseguiu implementar na questão do turismo acessível, avaliar os progressos e os próximos desafios.

Para tornar a Alemanha acessível a todos, uma série de projetos foram iniciados nos últimos anos. Inúmeras empresas de turismo, incluindo operadores de transporte público, o setor hoteleiro, restaurantes, cafés, instituições culturais, recreativas e desportivas, bem como as organizações regionais de turismo, desenvolveram e implementaram iniciativas de carácter prático que abriram todos os aspectos da Alemanha para todos.

Exemplo disso é Frankfurt, centro financeiro e cultural e também pioneiro em turismo acessível. O tour guiado ‘Sentindo Frankfurt’ mostra a metrópole com diversos objetos palpáveis, gostos e anedotas. Quase todos os tours a pé são feitos sem o uso de escadas. Além disso, no Museu do Diálogo não há nada para ver. Guiado por pessoas cegas da “Equipe da Escuridão”, os visitantes percorrem seis salas experimentais durante o tour “Diálogo no Escuro”, descobrindo o invisível.

Em Stuttgart, o Museu da Mercedes-Benz é equipado com rampas e pisos antiderrapantes e oferece uma jornada pela história do automóvel com vídeos em linguagem de sinais.  O espaço já recebeu o prêmio “Golden Wheelchair” por esta iniciativa.

De plataformas com pisos táteis para trilhas no meio das florestas, visitas guiadas com linguagem de sinais até hotéis antialérgicos, na Alemanha tudo é idealizado em nome do conforto e bem-estar par, literalmente, umas férias sem barreiras.

No Brasil, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número estimado de pessoas com algum tipo de deficiência é de 45,6 milhões, o que representa 23,9% da população. A maioria viaja com pelo menos um acompanhante, mas também há muitas famílias que procuram este tipo de viagem com até quatro pessoas. 

Mais informações sobre o evento ou sobre o turismo sem barreiras na Alemanha podem ser encontradas em www.germany.travel/barrierefrei.

Foto: Divulgação DZT