Alemanha oferece milhares de quilômetros de ciclovias

Alemanha duas rodas
Passeio de bike em grupo às margens do Rio Main

A Alemanha oferece mais de 200 rotas de longa distância para bicicletas, que passam por castelos, vinícolas, antigas fronteiras imperiais e muitas florestas. Sejam ciclistas novatos ou experientes, há trilhas seguras de todos os níveis para todos. São mais de 70 mil quilômetros de ciclovias pelo país, que são, frequentemente, certificadas pela Federação dos Ciclistas Alemães (ADFC) e ganham de três a cinco estrelas. Entre os critérios utilizados estão sinalização, superfície, tráfego e disponibilidade de serviços ao longo do caminho. As grandes vencedoras de 2016 foram rotas de longa distância: uma que passa pelo Vale do Rio Tauber e outra, pelo Castelo Neuschwanstein.

A tradição do ciclismo é tão forte que existem, inclusive, acomodações dedicadas aos ciclistas ao longo das rotas. Trata-se de estabelecimentos tipo Bed & Bike, que atendem as necessidades específicas dos viajantes que exploram as paisagens naturais do país sobre duas rodas.

Uma das rotas mais incríveis para conhecer melhor o território é a D3 / Eurorota R1. Premiada com três estrelas, atravessa a Alemanha ao longo de seus 960 quilômetros. Das colinas de Weserbergland ao campo de Fläming, passando pelos rios Weser, Saale e Elba e por sete Patrimônios Mundiais da Unesco, como a cidade Bauhaus de Dessau, e termina a 85 quilômetros de Berlim.

Para os apaixonados por vinhos – e que gostam de trilhas mais desafiadoras, com ocasionais subidas íngremes –, a Rota do Vinho Alemão começa em Schweigen-Rechtenbach e termina quase 100 quilômetros depois, em Bockenheim.

Ao longo do caminho é possível encontrar tabernas e adegas e saborear os excelentes vinhos e a culinária locais. Para descansar à sombra, visite a Floresta do Palatinado, uma das maiores reservas naturais alemãs.

Uma tendência no mundo do ciclismo é o uso de bicicletas elétricas, as chamadas e-bikes. Em outra trilha de destaque, a rota de Stuttgart, com 400 quilômetros de extensão, é possível passar pelos Alpes da Suábia e pelas regiões vinícolas do io Neckar, além da antiga fronteira do império romano. Ali, e-bikes são bem servidas por uma excelente infraestrutura especializada, incluindo lojas de aluguel e estações para carregar as baterias.

Para mais informações sobre as principais rotas de bicicleta alemãs e conselhos para organizar suas viagens, visite o www.germany.travel.

Foto: Divulgação DZT