Alemanha ganhará a mais atraente sala de concerto da Europa

Fachada do Elbphilharmonie
Fachada do Elbphilharmonie

Hamburgo, uma das cidades alemãs que mais atraem visitantes brasileiros e é reconhecida mundialmente por seu lifestyle único, prepara-se para ganhar mais uma atração. A informação é da diretora para a América do Sul do DZT – Centro de Turismo Alemão, Margaret Grantham. A cidade, localizada às margens do Elba, irá inaugurar, no distrito de Hafen City, em 11 e 12 de janeiro de 2017, mais um complexo cultural: o imponente Elbphilharmonie Hamburgo.

Projetado pelos arquitetos do escritório suíço Herzog & de Meuron, o edifício com fachada de vidro assemelha-se a um dos gigantescos navios que navegam diariamente pelas águas geladas do Mar do Norte e foi erguido sobre um armazém histórico. Apoiado por 1.700 estacas de concreto armado, abriga três salas de concerto, um hotel, 45 apartamentos particulares e a Plaza, área de visualização pública com vista de 360°.

O destaque do projeto é a sala principal de concertos, a Grand Hall, isolada do resto do edifício por razões de sonorização. Situada a uma altura de 50 metros acima do nível do solo e em uma localização privilegiada no histórico porto de Hamburgo, tem capacidade para 2.100 pessoas e acolhe um potente órgão alemão, cuja sonoridade é particularmente ideal para obras do século 19, bem como atende os requisitos da música contemporânea. Em termos de visualização das futuras atrações do espaço – estão previstos cerca de 650 concertos anuais –, todos os assentos da plateia foram distribuídos ao redor do palco (em todos os lados), lembrando, nessa disposição, a um terraço de cultivo de uvas. Seja qual for a poltrona ocupada, tem-se uma visão panorâmica do palco e excelente experiência de audição de todos os lugares.

Em sua concepção, o Grand Hall lembra uma elegante mescla de referências consagradas no cenário erudito internacional: a Philharmonie de Berlim e o Teatro Alla Scala, de Milão. Por essas e outras, o Elbphilharmonie Hamburgo vem sendo apontado, desde já, como um marco arquitetônico, representando a simbiose perfeita entre arquitetura e música. Para exemplificar a expectativa que se tem em relação à inauguração, cerca de 180.000 pessoas de todos os cantos do globo já entraram no sorteio para ganhar dois dos 1.000 ingressos para os concertos de abertura.

Após a inauguração o espaço receberá, durante três semanas, as 15 melhores orquestras do mundo. Entre elas, Sinfônica de Chicago e a Filarmônica de Viena. Ainda em janeiro, dia 24, o violoncelista Yo-Yo Ma se apresentará ao lado da pianista Kathryn Stott. No repertório, sonatas de Bach, Shostakovich e Debussy. Ao todo, a sala de concertos irá acolher mais de 300 eventos no primeiro semestre de 2017.

Mais informações e compra de ingressos em www.elbphilharmonie.de/en/how-to-book e www.elbphilharmonie.com

 

A encantadora e luxuosa Hamburgo

Segunda maior cidade alemã e oitava maior da União Europeia, Hamburgo, com cerca de 2 milhões de habitantes, possui não apenas elegantes áreas residenciais, mas vários complexos de compras que se pautam por seu lifestyle único, que é sinônimo de bom gosto, estilo e atitude, os quais, juntos, em nada combinam com ostentação.

Embora a cidade tenha a maior densidade de milionários, ser low profile é comum a todos, assim como a reprovação à extravagância. Entre os endereços que exemplificam esse way of life, a Neuer Wall se insere como uma das principais ruas comerciais da Europa para marcas de luxo, acolhendo grifes as mais respeitadas, como Jil Sander, Joop, Louis Vuitton, Armani, Bulgari, Cartier, Hermes e Alessi. No entanto, são os endereços tradicionais, onde os cientes são atendidos pelos próprios donos, os que mais fazem sucesso e convidam a experiências extremamente personalizadas. Se o tema é moda, Unger é um exemplo de tornar o ato de comprar em um momento especial.

Por sua vez, o tradicional quarteirão ABC, repleto de residências com fachadas art nouveau, abriga boutiques, ateliês e joalherias. Entre estes, 40 lojas especializadas são famosas pelo tratamento pessoal, com direito a aconselhamento e excelente serviço. Outra região é Eppendorf, onde se encontra a tradicional perfumaria Meinster. Hoje sob o comando da quarta geração da família que dá nome à grife, Martin Meister e sua mulher recebem pessoalmente os clientes, ajudando-os a escolher qual fragrância de luxo adquirir, entre eles os famosos Kilian, Escentric ou o Bond No 9. Já o distrito exclusivo de Pöseldorf, às margens do Lago Alster, convida o visitante a conhecer várias lojas de antiguidades e showrooms de design, enquanto as lojas estabelecidas sob as arcadas de Alsterarkaden (inaugurada em 1846) encantam pelo toque veneziano e sua delicada elegância. 

 

Fotos: Divulgação Elbphilharmonie